Técnicos do BID reúnem para definir os últimos detalhes do PROSAI MAUÉS

A Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra) receberá a visita, a partir desta terça-feira, dia 8 de abril de 2014 de uma equipe de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que virá revisar os últimos detalhes para o início efetivo das obras do PROSAIMAUÉS, o Programa de Saneamento Integrado de Maués.
Denominada de Missão de Arranque, a equipe do BID que virá a Manaus é formada pelos técnicos Adriana Sobral, Laura Cavalcante, Claudia Nery e Mario Yano.
A equipe terá como principal objetivo apoiar a arrancada do programa, revisando com os técnicos da Seinfra e da Prefeitura Municipal de Maués toda documentação relacionada com as aquisições, editais, gestão administrativa e financeira – como desembolsos e prestação de contas, auditorias, preparação de relatórios, dentre outros; bem como os planos de trabalho para a execução dos diversos componentes do projeto.
Em Manaus, os técnicos do BID serão recebidos pelo Coordenador da UGPAC, engenheiro Sidney Galvão; enquanto em Maués a equipe será recepcionada pelo prefeito Padre Carlos (PT). As reuniões em Manaus serão coordenadas em parceria com a unidade local de gerenciamento do programa, que tem à frente o técnico José Miltom.
Na primeira etapa da missão, a equipe do BID estará reunida de hoje, terça-feira, até a próxima sexta-feira, dia 11 de abril, no auditório da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), na Alameda Cosme Ferreira – 7.600, Coroado III, discutindo, dentre outros assuntos, os aspectos fiduciários do PROSAMAUÉS.
Na segunda etapa da visita, as reuniões acontecerão na próxima semana, entre os dias 13 a 16 de abril, no Museu do Homem de Maués, em Maués. Na pauta a discussão dos aspectos técnicos do programa. A equipe do BID que irá a Maués será formada pelos técnicos Honathan Renshaw, Ismael Dill, Marisa Teixeira, Mário Yano e Yvón Mellinger, que é especialista em Saneamento e regressa a Manaus chefiando esta missão.
Ainda em Maués, além das reuniões de trabalho rotineiras, a equipe do BID fará visitas in loco os canteiros, para inspecionar o andamento das obras do componente água potável e de saneamento das comunidades indígenas e as da Maresia.
Na sede do município, o programa vai intervir em três lagoas que estão sofrendo a interferência direta da população no ambiente, onde a exemplo de Manaus, serão realizadas obras urbanísticas, habitacionais e de saneamento. O Prosaimaues vai beneficiar, além da população da sede do município, outras 13 comunidades indígenas da região.
O Prosai Maués é fruto de um convênio assinado entre o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Seinfra, com o BID. O projeto já obteve aprovação do Governo Federal, do Tesouro Nacional e do Senado, sendo essa aprovação necessária para a contratação do financiamento. Com a obra contratada diretamente pelo município, cabe à Seinfra fiscalizar a aplicação do dinheiro a ser liberado pelo Banco Interamericano – BID para a prefeitura de Maués.

ASCOM/SEINFRA