Servidores da Seinfra participam de novas ações de saúde

O ambiente do trabalho e a qualidade de vida de todos os servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) é uma preocupação constante da secretária Waldívia Alencar, que determinou o estabelecimento de um ciclo de palestras educativas e de ações nesta área, inclusive com campanhas de vacinação dentre outras atividades.
Neste mês de fevereiro, por exemplo, foram realizadas duas palestras dentro desta temática da saúde como qualidade de vida, sendo a primeira proferida no último dia 19 pelo professor Daniel Martins, da Universidade Federal do Amazonas, que abordou o tema “Qualidade de Vida no Trabalho”.
“A meta é fazer da Seinfra a melhor secretaria para se trabalhar”, informou a secretária, para quem o rendimento do servidor é proporcional à sua capacitação, ao ambiente de trabalho e incentivos por ele recebidos. Para concretizar essa meta, Waldívia Alencar determinou a realização de uma pesquisa interna para mensurar o grau de contentamento de cada servidor, ao mesmo tempo em que solicitava sugestões para promover a melhoria das condições de trabalho.
Como resultado imediato deste trabalho verificou-se que, ao contrário das mulheres, os homens praticamente não se cuidam, não buscam tratamento médico. Para reverter essa tendência a Secretária Waldívia Alencar determinou a realização de nova consulta, desta vez direcionada somente aos servidores do sexo masculino, para saber do interesse da realização de consultas e de determinados exames, o de próstata incluído.
Clice Mendes, do DRH, uma das coordenadoras do evento, considerou como altamente positiva a realização destas duas palestras. Para ela, os temas são atuais e estão dentro da proposta da secretaria de trabalhar no sentido de que o servidor internalize a necessidade de cuidar de sua saúde.
A segunda palestra realizada no auditório da Seinfra neste mês de fevereiro teve como tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. O tema foi abordado pela enfermeira Grabriela Santana, que falou de todas da prevenção, contágio, sintomatologia e tratamento das DSTs.
Além da palestra, coincidentemente realizada na semana anterior ao carnaval, houve a distribuição de centenas de camisinhas entre os servidores, para incentivar a prevenção deste tipo de doença, de contágio muito comum no período carnavalesco.
De acordo com a secretária, dada a receptividade e a importância deste trabalho, novas palestras e campanhas serão realizadas no decorrer de 2014.

ASCOM/SEINFA