Servidor da SEINF é campeão mundial de Jiu Jitsu

O advogado Omar Antônio Lima Salum Jr., de 34 anos de idade, funcionário do setor jurídico da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF é o mais novo campeão mundial de Jiu-Jitsu na categoria Pluma Faixa Preta.
                Filho de Omar Antônio Salum e Graça Maria Nobre Salum, Omar nasceu no dia 22 de julho de 1975, aqui mesmo em Manaus, onde reside no bairro de Flores. Os cursos Fundamental e Médio foram concluídos no La Salle e a formação superior em Direito, na Uninilton Lins, que teve seu ponto alto com a formatura em 2000.
                O trabalho no setor público começou com uma passagem pela prefeitura e um estágio no Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Amazonas – DERAM. Em seguida veio a oportunidade na área de infraestrutura, na SEINF, onde presta seus serviços desde o ano de 2003.
                O interesse pelas artes marciais surgiu em dezembro de 1993, através de dois amigos, Cléber Gadelha e Luiz Neto, com quem fez os primeiros treinamentos, passando em seguida a freqüentar a Academia Monteiro, situada nas proximidades da Faculdade ESBAM, a partir do dia 4 de janeiro de 1994.
                Em abril do mesmo ano, ele já disputava seu primeiro torneio, o 1º Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu, sendo campeão na categoria Galo, na Faixa Azul.
             Com seis meses de academia, Omar Antonio Salum Jr participou do Campeonato Brasileiro realizado no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, na Academia Axel, trazendo na bagagem o 3º lugar.
                Em conversa com a Assessoria de Comunicação da SEINF, ele relatou que em termos de competição, no Amazonas, não perdeu em nenhuma delas, inclusive em uma de caráter internacional, quando atletas de países vizinhos se fizeram presentes. Mais adiante ele destacou que “a dedicação ao jiu-jitsu, como esporte só se compara ao empenho e à determinação com que freqüentou o curso de Direito, quando resolveu abraçar a carreira jurídica”.
                O esforço e a dedicação do atleta foram coroados com um feito inédito até então. É que com apenas quatro anos de academia ele já chegava à faixa preta. O fato é considerado incomum em função de que o tempo mínimo exigido para se chegar a esse patamar é de dez anos.
                Títulos mundiais – Treinando agora na Academia Gracie Humaitá, Omar Salum trás em seu cartel nada menos do que nove títulos mundiais, ou seja, de acordo com os dicionários, ele é enacampeão.
                Depois de conquistar mais um campeonato em nível regional, ele participou de duas competições paralelas, em julho último, sendo uma em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro, quando unificou os títulos da categoria.
               No primeiro torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, teve seu primeiro embate no dia 17 de julho deste ano, chegando à decisão no dia 19, contra um argentino que lhe deu uma cabeçada que lhe rendeu nada menos do que cinco pontos na cabeça. Mesmo com a cabeça enfaixada, ele finalizou a luta vencendo o argentino com um golpe chamado estrangulamento.
               Logo após vencer este torneio, Omar Salum viajou para o Rio, onde participou do torneio promovido pela Federação Internacional de Jiu-jitsu Brasileiro, no Tijuca Tênis Clube. Nesta competição ele unificou o cinturão de sua categoria, Pluma Faixa Preta, usando a estratégia de vencer as lutas por pontos, em razão do corte na testa, ocasionado pela cabeçada dada pelo argentino em São Paulo. A luta final foi contra um carioca, no dia 26 de julho.
               Viagem a agradecimentos – Para participar destes dois torneios, Omar Salum solicitou suas férias na Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, viajando no dia 14 de julho para São Paulo, onde já no dia 17 deu inicio à série de vitórias que só terminariam com a unificação do título mundial da Categoria Pluma – 61 quilos, faixa preta. No Rio de Janeiro o torneio aconteceu entre os dias 23 e 26 de julho.
                O retorno a Manaus se deu no último dia 28 de julho. Com a bagagem cheia de medalhas e o título de sua categoria unificado, ele se apresentou ao trabalho na quinta-feira, dia 30, quando solicitou audiência com o secretário de Infraestrutura, Orlando Mattos Junior, para apresentar as medalhas e o título conquistados e agradecer o apoio emprestado pelo secretário nesta sua epopéia vitoriosa.
              O secretário Orlando Mattos Junior parabenizou o atleta, ressaltando “a satisfação de ver um amazonense brilhando nos cenários nacional e internacional, levando as cores do Estado e da nossa secretaria aos mais altos degraus”. Para o secretário, este é mais um exemplo da juventude amazonense a ser seguido, a ser imitado, tanto no esporte quanto na vida profissional.
                Emocionado, Omar Salum aproveitou para dedicar a vitória ao secretário e a  todos os funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura, pelo apoio e pelo incentivo diário para ele chegasse ao pódio, unificando o título de sua categoria.