Seinfra reúne com o Iphan para tratar da liberação de obras na capital e no interior
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) recebeu, na manhã desta quarta-feira (1/11), a visita da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, Karla Bitar. Ela foi recebida pelo titular da pasta, engenheiro Oswaldo Said, que discutiu a respeito da liberação de processos arqueológicos referentes a obras na capital e região metropolitana de Manaus.
O secretário Oswaldo Said explicou o momento vivido pela gestão do governador Amazonino Mendes e falou dos problemas encontrados na administração, das obras paradas e da necessidade de dar continuidade a estes empreendimentos, todos eles da mais alta importância para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas.
“Nos reunimos com o governador e ele detalhou quais as prioridades na capital e interior. Gostaríamos de estabelecer uma parceria com o Iphan, de modo a acelerar o andamento de algumas obras, como a da AM-070 e Avenida das Flores, por exemplo”, informou o secretário.
Karla Bitar explicou a metodologia de trabalho do instituto e ressaltou que o Iphan tem por missão zelar pela preservação do patrimônio histórico. Ela também destacou que isso não significa entrave ao desenvolvimento.
“O Iphan está promovendo a digitalização de todos os seus arquivos e talvez por isso alguns processos tenham demandado mais tempo”, disse ela, lembrando que o instituto encontra-se atualmente com deficiência em seu quadro de servidores quanto ao número de arqueólogos, principalmente em razão da extensão do Amazonas e do número de obras que precisam ser vistoriadas.
Todas as obras da Seinfra e SRMM que dependem de liberação de processos da área arqueológica pelo Iphan foram tratadas durante a reunião, sendo delineadas as ações necessárias para a liberação de cada uma delas. Oswaldo Said determinou à área ambiental das secretarias envolvidas que continue trabalhando em sintonia com as determinações daquele instituto.
Também participaram do encontro, o secretário Executivo da Seinfra, Fernando Elias; Elânio Gouveia, secretário executivo da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM); bem como o corpo de engenheiros e técnicos da área ambiental dos órgãos em questão.