Seinfra esclarece os tipos de serviços que o Governo do Estado realiza nas vias

Entre os trabalhos de infraestrutura desenvolvidos pelo Governo do Estado, nas vias, estão os serviços de manutenção, conservação e recuperação, onde um dos principais é o serviço de tapa-buracos, que  consiste na realização de cortes no pavimento asfáltico, repondo com revestimento novo.
Outro procedimento é o remendo profundo, que ocorre quando a profundidade e extensão do dano é maior. É realizada para permitir a recuperação da base e sub-base. Os dois processos são realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
“Temos que deixar claro que tapa-buracos é um recorte de uma área onde recomporá apenas o revestimento (massa asfáltica). Quando mexemos no revestimento total ou parte da base é  remendo profundo. O primeiro é mais superficial, o outro é profundo porque mexe na base danificada”, explica Waldivia Alencar, Secretaria de Estado de Infraestrutura.
Em alguns casos ao fazer o remendo profundo  é necessária a realização de cortes maiores, de dez e vinte metros de extensão, com procedimentos diferentes dos aplicados no tapa-buraco.


“Nessas ocorrências, retira-se o pavimento, para proceder à recuperação da base e sub-afetadas, com o intuito de garantir  a durabilidade do serviço realizado”, esclarece a secretaria.
Atualmente, o serviço de tapa-buracos acontece na AM -010.

ASCOM/SEINFRA