Seinfra e FEI assinam termo de cessão de uso do terminal flutuante da Vila Betânia, em Santo Antônio do Içá
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e a Fundação Estadual do Índio (FEI) assinaram nesta sexta-feira, (23/06), o Termo de Cessão de Uso do Cais do Porto da Vila Betânia, localizada na zona rural do município de Santo Antônio do Içá, distante 880 quilômetros de Manaus.
O documento, assinado pelo secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, e pelo diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, cede a estrutura portuária para utilização pela comunidade, levando benefícios à toda a população.
De acordo com o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a missão da pasta é realizar obras que promovam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“O governador Wilson Lima nos deu a missão de levar infraestrutura boa e de qualidade a todos os amazonenses e a nossa secretaria não mede esforços para cumprir esse objetivo, seja construindo estradas, ramais, sistemas viários ou, no caso específico da comunidade Vila da Betânia, um terminal flutuante para facilitar o escoamento da produção e levar mais conforto e segurança no transporte de pessoas e mercadorias”, ressaltou.
A Vila Betânia é uma comunidade Ticuna com uma população estimada em 5.341 habitantes. Por estar situada em um terreno de relevo íngreme e de difícil acesso em razão dos barrancos à beira do rio, a comunidade apresentava muita dificuldade para o embarque e desembarque de pessoas e de mercadorias.
Valorização – O diretor-presidente da FEI considerou a assinatura do termo como um momento histórico, porque mostra a preocupação do Governo do Amazonas para com as comunidades indígenas.
“Como diretor presidente da Fundação Estadual do Índio, quero dizer que esse projeto de construção de terminais flutuantes é muito importante para todos nós, principalmente para as comunidades indígenas mais distantes, que ainda não dispõem dessa infraestrutura”, destacou o titular da FEI.
FOTOS: Abrahão Graham / FEI