Seinfra constrói mais seis pontes no ramal da Morena
O ramal da Morena está recebendo melhorias. Seis novas pontes vêm sendo erguidas no local, situado na zona rural do município de Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros de Manaus. A obra é de responsabilidade do Governo do Amazonas, realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Com investimento da ordem de R$ 2.087.864,78, o empreendimento está sob a responsabilidade da construtora Itacol Com. de Serviços de Materiais de Construção Ltda., vencedora do processo licitatório para a execução dos serviços.
A obra está bem adiantada e conta com, pelo menos, 82% dos serviços concluídos. No momento, está em andamento a implantação dos cinco tabuleiros das pontes situadas nos quilômetros 18, 20, 23, 28 e 29.
Todos esses tabuleiros já foram concretados e a construtora aguarda agora o processo de cura do concreto para promover, em seguida, a remoção das formas e das escoras. Depois desses serviços ficará faltando apenas a concretagem do tabuleiro da ponte do km 15.
A construção das pontes tem por objetivo melhorar o tráfego de pedestres e de veículos, reduzindo o tempo gasto no trajeto. Também aumentará a segurança e facilitará o escoamento da produção local em direção à sede do município e ao mercado consumidor de Manaus.
O secretário da Seinfra, engenheiro Oswaldo Said, ressalta que, anteriormente, as pontes eram todas em madeira, o que não oferecia muita segurança aos produtores rurais no transporte de suas cargas e produção em direção à sede do município ou para Manaus.
“A obra está sendo recebida com alívio pelos moradores locais, que se sentem mais confortáveis no trajeto entre suas granjas e sítios e a saída do ramal, na BR-174”, explicou o secretário.