Seinfra apresenta balanço positivo da recuperação das ruas do Distrito Industrial de Manaus
Os trabalhadores das fábricas do Distrito Industrial de Manaus, motoristas e taxistas que se utilizam de suas ruas para chegar ao trabalho, transportar cargas de uma fábrica a outra ou ainda em direção ao Aeroporto Internacional de Manaus, o Eduardo Gomes, já se acostumaram com a presença diária de homens e máquinas em alguma rua ou avenida do DI.
É que o Governo do Amazonas está promovendo a recuperação, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do sistema viário do Distrito Industrial de Manaus, na zona Leste da cidade.
A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, informou que “o trabalho de revitalização das ruas do Distrito Industrial está sendo feito por etapa, com prioridade para as vias de maior movimentação, para ocasionar o mínimo possível de transtorno ao trânsito local”.
Waldívia Alencar garantiu que todas as ruas do DI serão revitalizadas. No momento estão sendo trabalhadas pela Construtora Soma Ltda, vencedora do processo licitatório, a Avenida Autaz Mirim, Buruti entre a Autaz Mirim e a Avenida Oitis; Avenida Cupiúba; Avenida Solimões; Avenida Abiurana; e as ruas Balata, Ipê, Javari e Jutaí.
Elas recebem serviços de fresagem e reciclagem com incorporação de capa asfáltica com adição de cimento e areia, execução de binder, CBUQ, canaleta, drenagem superficial e profunda de águas pluviais, meio fio e sarjeta, bem como a sinalização horizontal e vertical.
Enquanto uma equipe realiza o acabamento das ruas e avenidas já recuperadas, outra dá início à limpeza das próximas vias a receber o processo de recuperação. Esse é o caso da rua Jutaí e da Avenida Abiurana entre a Bola da Gillette do Brasil e a BR-319.
Ao todo, 33 ruas serão revitalizadas – perfazendo um total de 58 km de intervenção, sendo que a Avenida Buriti é uma das principais, com prioridade zero.
Além destes 58 km de ruas revitalizadas, três outras ruas, a Tento, a Aninga e a Miri Miri, serão trabalhadas passando a fazer parte do DI, totalizando mais 9,2 km de extensão.
Waldívia Alencar reforçou a informação de que todas as ruas serão trabalhadas, que todas elas serão revitalizadas por meio desse processo de reciclagem e fresagem, descartando assim qualquer tipo de maquiagem como a ação de tapa buracos. De acordo com a secretária, “o trabalho que nós estamos fazendo é de qualidade, duradouro, com um asfalto de primeira qualidade e de dosagem de todos os seus ingredientes apropriados para o volume de tráfego que o Distrito Industrial recebe diariamente”.
Ruas com prioridade para recuperação:
01- ABIURANA
02- ACARÁ
03- AÇAÍ
04- ARUANÃ
05- BALATA
06- BURITI
07- CUPIÚBA
08- DANILO AREOSA
09- GRANDE CIRCULAR
10-GUARUBA
11-IÇA
12-IPÊ
13- ITAÚBA
14-JAGUARÃO
15-JAVARI
16-JOÃO GONÇALVES
17-JUTAÍ
18-MANDI
19-MATRIXÃ
20-MOGNO
21-OITIS
22-PORAQUÊ
23-SOLIMÕES
24-QUIXITO
25-TAMBAQUI
26-TUCUMÃ