Secretaria de Infra-Estrutura antecipa programa de certificação
Funcionários da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SEINF) formaram, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, uma comissão integrada por representantes de cada gerência e setor, com o objetivo de preparar a secretaria para receber os programas de certificação de qualidade – ISO 9001/2000.
A iniciativa partiu dos próprios funcionários, que levaram a idéia ao secretário Orlando Mattos Junior, que a encampou de imediato, segundo informou Antônio José Pereira do Nascimento, responsável pelos programas de qualidade dentro da SEINF.
Participaram da última reunião, realizada ontem no auditório da secretaria, cerca de vinte gerentes e chefes de setor. Nela foram apresentadas diversas idéias, como a da readaptação do organograma funcional da secretaria, e a formatação do Regulamento Administrativo Interno, de modo a padronizar as atribuições e responsabilidades de cada setor e de seus funcionários.
Antônio Nascimento ressaltou que a receptividade da idéia foi tão grande os próprios funcionários se responsabilizaram pela elaboração de um diagnóstico de cada setor, de modo a agilizar o processo de implantação deste programa, que busca a excelência nos processos internos, no fluxo de documentos e processos, além de oferecer maior rapidez no atendimento prestado às empresas prestadoras de serviço – no caso específico da SEINF, as empreiteiras.
“Sabemos que algumas secretarias já estão recebendo esta certificação, e que outras estão sendo inseridas na programação da SEPLAN, mas estamos nos antecipando para que, no momento em nós sejamos convocados já estejamos devidamente preparados” finalizou o assessor.
Reciclagem – O secretário de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, destacou a realização de diversos cursos de reciclagem e atualização, oferecidos gratuitamente aos funcionários, principalmente aos engenheiros. Alguns destes cursos, considerados de capital importância para os engenheiros responsáveis pela fiscalização das obras tocadas pelo Governo do Estado, referem-se aos problemas que uma obra pode apresentar, como por exemplo, o de “Patologias da Construção Civil” e o de “Sinalização e Segurança nas Estradas”.
“Nós vamos continuar oferecendo estes cursos, independente do processo de certificação, porque queremos melhorar cada vez a qualidade dos nossos serviços e isso passa pela oferta de novas ferramentas de trabalho aos nossos engenheiros”, reforçou o secretário.
Agora mesmo a secretaria está oferecendo capacitação para um grupo de dez engenheiros encarregados pela fiscalização das obras, sobre o PBQPH, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, criado pelo Ministério das Cidades com o objetivo de garantir obras populares com qualidade.
O programa de capacitação está sendo ministrado pela engenheira civil Danielle Maués Carvalho Lopes, especialista neste setor.