Secretaria de Estado de Infra-Estrutura capacita servidores

A Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SEINF) estará promovendo, a partir deste mês, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica – CETAM, a realização de diversos cursos de qualificação profissional, voltados para o seu quadro de funcionários, a exemplo de outros cursos que já vinham sendo realizados nos últimos dois anos.
Renata Bezerra de Melo, chefe do Departamento de Administração e Finanças, informou que a implantação destes cursos vem ao encontro da política conduzida pelo secretário Orlando Mattos Junior, de promover a qualificação de seus funcionários e a reciclagem constante de seus conhecimentos.
Segundo ela, cursos como o de “Sinalização e Segurança nas Estradas” e o de “Patologias da Construção Civil”, que obteve repercussão nacional, referendam essa política instituída pela SEINF, que busca a excelência na prestação de seus serviços, aumentando o volume e a qualidade de informações de seus engenheiros.
A Secretaria de Estado de Infra-Estrutura acompanha, com a realização destes cursos, uma determinação do governador Eduardo Braga, no sentido de promover a capacitação de todos os funcionários, melhorando assim a auto-estima do servidor e, por via de conseqüência, a sua produtividade.
Em reunião coordenada pelo RH e pela gerência administrativa e financeira da SEINF, foram apresentados aos demais chefes de setor os 26 cursos que serão disponibilizados nesta primeira fase, dentre eles 5S e os de informática, como Word, Excel, Corel Draw e Photoshop; além de Topografia I e II e Desenho Técnico, Projetos Básicos e Mapeamento e Análise de Processo.
A maioria dos curso contidos nesta grade tem a ver com as atividades fim e meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura, que trabalha com obras, com estradas, com portos e aeroportos, “mas isso não impede que outros cursos, como os de Redação Oficial, Gestão de Material e Patrimônio, Elaboração de Relatórios Técnicos e Auditoria Governamental sejam oferecidos”, explicou Clice Mendes, do RH, adiantando ainda que os cursos serão disponibilizados também para os familiares dos funcionários da SEINF.
 Neste aspecto – de estender os cursos aos familiares dos servidores-, a idéia do CETAM e da SEINF é proporcionar a possibilidade de que, através deste treinamento oferecido, os filhos dos servidores que porventura se encontrem desempregados, tenham maior facilidade de adentrar ao mercado de trabalho, de conseguir um posto de trabalho.
O primeiro curso a ser oferecido será o de 5S, que terá inicio já neste mês de abril. Posteriormente outros serão oferecidos, dentro da grade de 26 cursos previamente definida, além de outros sugeridos pelos próprios funcionários, de acordo com as suas necessidades.