Obras na AM-070 estão concluídas até o km 11
A população que utiliza a rodovia Manuel Urbano (AM-070), seja para se deslocar às suas residências ou ao trabalho, já está usando as vias duplicadas. Os onze primeiros quilômetros das obras para duplicação da pista, que vai até a frente da cidade de Iranduba, já estão finalizados. Enquanto isso, máquinas e homens continuam os trabalhos no trecho que segue até o km14, onde estão sendo realizados serviços em uma das vias. Desse trecho até o km 20, os trabalhadores estão na fase de terraplanagem do solo.
A secretaria de Estado de infraestrutura, Waldívia Alencar, explica que os trabalhos não cessam. “Enquanto finalizamos uma parte das obras, continuamos trabalhando em outros trechos para dar agilidade ao serviço. Quando for finalizado o trabalho até o quilometro 20, transferimos o trânsito para outra pista e damos andamento às obras de duplicação”, salienta.
Os trabalhos na via, que interliga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, compreendem a duplicação de uma extensão de 78 quilômetros da AM-070. O investimento na obra, responsabilidade do Governo do Estado, é R$224 milhões.
Ainda segundo Waldívia, a conclusão da via facilitará o escoamento da produção dos municípios das regiões do Médio Solimões, Purus e Juruá. “Após as obras serem concluídas, a economia dos municípios interligados será beneficiada diretamente e, isso, favorece o Estado como um todo”, resumiu.
A AM-070 dá acesso ainda à Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o que facilitará a locomoção de alunos, professores e técnicos do órgão de ensino.
O projeto das pistas da AM-070 prevê duas faixas com 7,10 metros de largura e um acostamento de 2,30 metros para cada lado, totalizando uma largura de 18,80 metros. A expansão prevê vias mais largas até a entrada do município de Novo Airão.
ASCOM/SEINFRA