Moradores invadem área de risco na Pista da Raquete

As obras de recuperação da Pista da Raquete, no bairro Nova Vitória, na zona Leste de Manaus, onde as alagações eram constantes por conta do represamento de uma lagoa, ainda se encontra em andamento, e mesmo assim um novo processo de invasão já está em curso.
           A construção de moradias em fundo de vale, em uma área de risco sujeita a constantes alagações, levou o Poder Público – Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus – a promover a retirada de um numero considerável de moradores, com a conseqüente indenização das casas que foram demolidas para que o processo de escavação e colocação das linhas de bueiro pudesse ser feito.
           Ainda nesta terça-feira, 13, os jornais locais noticiaram a ação levada a efeito pela SUHAB, que promoveu a retirada de um grupo de moradores que estava acampado já há algum tempo nas proximidades de uma Escola Estadual de Tempo Integral, na Pista da Raquete.
           Nossa assessoria constatou, entretanto que embora a obra ainda não tenha sido concluída, um morador resolveu construir uma casa de alvenaria exatamente ao lado da área que está sendo trabalhada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF.
           Esse tipo de atitude incentiva o aparecimento de outros moradores, de outras pessoas que de forma inadvertida invadem novamente uma área da qual já foram retiradas inúmeras casas justamente para evitar alagações, doenças e prejuízos materiais dos antigos moradores.
           A Defesa Civil já foi acionada para embargar a construção, de modo a evitar que se crie um circulo vicioso no local com a retirada de moradias situadas em área de risco e a volta dos mesmos moradores após a realização das obras – como de resto já se verificou em outras áreas, inclusive em terrenos que passaram por processo de erosão e que foram recuperados pela SEINF.
           A colocação dos bueiros com diâmetro de 3,05 m acontecerá em três locais diferentes do Nova Vitória, sendo dois na Pista da Raquete e um na rua 14 de Abril. Neste último caso o processo de desapropriação está em fase final, após o que a Secretaria de Estado de Infraestrutura determinará a entrada de homens e máquinas para a colocação da linha de bueiros que deverá por fim de forma definitiva às alagações naquela área da cidade.
          Além da colocação do bueiro, com o encabeçamento em gabião com concreto, o lado urbanístico também está sendo trabalhado, com o plantio de grama e de árvores em toda extensão trabalhada. O local onde está acontecendo a construção da casa, está situado nas proximidades da lagoa principal, na Pista da Raquete.