Imprimação – Avenida das Torres se prepara para receber asfalto

          A chegada do verão tem causado um certo desconforto na população manauara, por conta do calor que é bem forte nesta época do ano, mesmo para quem nasceu e se criou nestas terras amazonenses, mas tem sido muito benéfico para o andamento das obras na capital e no interior do estado, que ganha um ritmo bem mais acelerado do que em outros meses do ano, quando a chuva predomina.
          Avenida das Torres é um exemplo bem claro disso, onde já se pode ver diversos trechos recebendo imprimação, que é a última fase antes da colocação do revestimento asfáltico, o que pode acontecer nesta semana subseqüente ao Feriado da Independência. 
          A pista da direita da Avenida das Torres, que parte da Alameda Cosme Ferreira, no Coroado, até a Avenida Timbiras, na Cidade Nova, vem recebendo diversos serviços, com destaque para os de terraplenagem, que antecedem a imprimação. Esse é o chamado Eixo 1.000, nomenclatura utilizada pelos técnicos da empresa Amazônida, responsável pela obra e pelos engenheiros da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, que fazem a fiscalização. A divisão das pistas em eixos facilita a identificação do trecho e das obras que estão sendo realizadas nas frentes de trabalho. 
          No Eixo 2.000, entretanto, que parte da Avenida Timbiras em direção à Avenida Ephigênio Sales, no Aleixo, já há um trecho que está todo compactado, varrido e recebendo a imprimação para que já na próxima semana, depois do Feriado do Sete de Setembro, possa receber o revestimento asfáltico. O processo de varrição retira toda poeira remanescente de modo a garantir a aderência do pixe e posteriormente do asfalto.
          A imprimação está sendo realizada no trecho compreendido entre as ruas Barão do Rio Branco e Porto Seguro. A imprimação consiste na colocação de uma camada de pixe, que facilita a aderência do asfalto ao leito da pista. Esse serviço não havia sido realizado antes porque a umidade provocada pelas chuvas deixava o solo impróprio para o asfalto.
          Trecho em obras – Na realidade, esse é apenas o primeiro trecho da obra, uma vez que o projeto prevê dois outros trechos, estes seguindo desde a Avenida Timbiras, onde termina a primeira fase, ora em andamento, até o Conjunto Galiléia, no Igarapé do Passarinho. As obras destas duas outras etapas da Avenida das Torres estão previstas para ter início assim que for concluída esta primeira fase.
          Interligações – Paralelamente ao serviço de imprimação do Eixo 2.000, a pista da esquerda da Avenida das Torres, algumas vias transversais também estão recendo obras, como é o caso da rua Visconde de Porto Seguro, onde está sendo feita a troca de solo, para a colocação de material de primeira qualidade, próprio para receber tráfego intenso. O mesmo vem acontecendo com a Marquês de Inhambupé, que segue a Avenida Niltons Lins, onde as obras estão bem adiantadas.
          As obras em determinados trechos não estão seguindo o mesmo ritmo por conta de processos de desapropriação.
          Pontes – A construção das pontes sobre o Igarapé do Mindu também segue em ritmo bem acelerado. Na última quinta-feira, dia 4, na véspera do feriado prolongado do Sete de Setembro, já estavam sendo colocadas as vigas da ponte do lado direto, ou seja, do Eixo 1.000, que vai da Cosme Ferreira em direção à Avenida Timbiras.
           São vinte e uma vigas, sendo 14 de 20 metros e sete de 30 metros de extensão. As vigas de 20m metros de comprimento foram colocadas nos dois encabeçamentos da ponte e as sete de 30m no vão central.
          O caminho das Torres – O Trecho I da Avenida das Torres tem início nos bairros do Coroado e Aleixo. No Aleixo, ao lado do conjunto residencial “Ephigênio Sales”, no V-8. No Coroado, tem início na Alameda Cosme Ferreira, nas proximidades da Concessionária Murano.
          O trecho I, que está em construção, passa entre os conjuntos Petros – à direita, e o Artur Reis, mais à esquerda; segue cortando o Parque das Laranjeiras e a Cidade Nova I, tendo como área de abrangência o Residencial Águas Claras, a comunidade Boas Novas e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
          O trajeto fechado da Avenida das Torres, no trecho I, vai da Ephigênio Sales até a Avenida Timbiras, na Cidade Nova 1.
          O Trecho II, a ser construído logo após o termino das obras no trecho I, vai da Avenida Timbiras até a Noel Nutels..O Trecho III deverá passar entre os conjuntos Ribeiro Junior, Renato Souza Pinto I e II e o Galiléia, já no igarapé do Passarinho.