Governo do Estado indeniza famílias de Novo Aripuanã para reforma e ampliação do aeródromo

A indenização beneficia oito famílias que vivem próximo à cabaceira da pista de pouso que está com 77% de execução

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Habitação (Suhab) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), realizou o pagamento de indenização para famílias que vivem próximo à cabeceira da pista de pousos de aviões, no município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros da capital). Com a ação, será possível a finalização da reforma e ampliação do aeródromo.

Nesta sexta-feira (15/03), as famílias foram atendidas na Creche Municipal Camilo da Fonseca Gonçalves, onde foi realizada a ação de pagamento pela Suhab das indenizações para as oito famílias. O valor investido pelo Governo do Amazonas é de R$ 601 mil.

De acordo com o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, o cadastramento foi realizado em setembro do ano passado para a coleta de documentos. “Essas famílias vivem na cabeceira da pista, sendo uma área de grande risco já que existe o fluxo de pouso e decolagem de aviões. Com a desapropriação, o governador Wilson Lima garante a segurança das famílias, como também, a reforma do aeródromo, proporcionando mais segurança aos moradores e visitantes”, explicou.

Os oito imóveis desapropriados estão localizados nas ruas João Coelho, Benjamin Constant e David Gatenha, próximo à cabeceira 07 da Pista de Pouso e Decolagem (PPD) do aeródromo, situado a cerca de 1,5 km do centro de Novo Aripuanã, às margens do Rio Madeira. Com o pagamento, as famílias possuem o prazo de 10 dias para a desocupação do imóvel.

Dilcelle de Souza Pinto, vive há 10 anos na área considerada de risco, e está contente com a ação do Estado, em atender as famílias da localidade. “As crianças têm medo quando os aviões chegam, então é uma satisfação muito grande da gente sair de lá. Estamos muito felizes que com esse pagamento, podemos construir ou comprar uma casa e ser um lar seguro para a nossa família”.

A desapropriação visa preservar a expansão territorial da área de proteção, com o objetivo de garantir a segurança na cabeceira da pista.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, as obras de reforma estão avançando.

“As desapropriações são importantes para dar continuidade às obras no aeroporto de Novo Aripuanã. O município tem um grande potencial e, com a obra, esperamos levar mais desenvolvimento para a região. Vale destacar que estamos trabalhando conforme a determinação do governador Wilson Lima em levar mais infraestrutura e desenvolvimento para o setor aeroportuário do Amazonas”, ressaltou.

O prefeito de Novo Aripuanã, Jocione dos Santos Souza, comemora o andamento das obras que irão garantir que o aeródromo esteja completo e seguro para receber aeronaves, proporcionando o crescimento do turismo na região.

“Estamos comemorando a assinatura do termo e da consolidação do pagamento das indenizações por parte do Governo do Estado. O ganho social é grande, primeiro que eles ocuparam o local de forma irregular e sem as condições devidas e acrescenta ao fato de que é na cabeceira da pista, o risco é muito alto. Essas famílias, com o recurso que estão recebendo, irão para áreas bem organizadas, urbanizadas e seguras, podendo ter uma casa melhor”, disse.

Esse é um momento de transformação de vidas, segundo Edimar do Nascimento Pereira, um dos beneficiários neste pagamento. “Só temos a agradecer ao Governo do Amazonas, por a gente receber a nossa indenização, onde morei por 5 anos e agora vou sair, mas com recurso para construir uma moradia digna em outro lugar, conseguir o que eu não tinha”.

A obra de reforma e ampliação do aeródromo de Novo Aripuanã está com 77% de execução. Após a desocupação das famílias, os trabalhos na área vão continuar com a demolição das casas para continuidade dos serviços de drenagem e cerca operacional, além da conclusão da sinalização da PPD.

Reforma do aeródromo – De acordo com os estudos, as dimensões da pista não atendem aos critérios legais impostos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para suportar aeronaves do tipo ATR 42-300. Em atendimento à exigência da Anac, que determina que todos os aeródromos brasileiros façam as adequações necessárias em relação à área de segurança.

As obras de melhorias na infraestrutura do aeródromo contemplam a ampliação e pavimentação de Pista de Pouso e Decolagem (PPD), construção de cerca operacional e sinalização horizontal e construção de Terminal de Passageiros.

Após o pagamento das indenizações com recurso financeiro disponibilizado pela Seinfra, será realizado no prazo de 10 dias, a desapropriação das famílias e demolição dos imóveis, garantindo o andamento da obra que tem a previsão de finalizar no primeiro semestre de 2024.

FOTOS: Matheus Santos/Suhab