Governo do Estado determina manutenção preventiva das rodovias
O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Infra-Estrutura (SEINF), , determinou a elaboração de projetos de conservação, recuperação e manutenção, para as rodovias AM-070, no trecho Cacau Pirêra – Manacapuru; AM-352, que é a estrada de Novo Airão; e a rodovia federal transferida BR-307, no trecho Atalaia do Norte-Benjamin Constant, objetivando manter as rodovias estaduais em boas condições de trafegabilidade.
Também será beneficiada a estrada de acesso do município de Iranduba, que é uma rodovia municipal, segundo informou nesta quinta-feira, 19, o secretário de Estado de Infra-Estrutura, engenheiro Orlando Mattos Junior.
Segundo ele, já foram elaborados todos os projetos de conservação e manutenção dessas estradas. Isso significa que os projetos básicos já estão concluídos, prontos para a licitação.
“Essa programação tem por objetivo manter todas essas rodovias em boas condições de trafegabilidade, a fim de garantir o escoamento da produção de todos aqueles ramais localizados ao longo dessas rodovias”, relatou o engenheiro Ribamar Veldevino, gerente de Transportes da SEINF.
Mas o programa não se restringe apenas a estas rodovias, segundo informou o engenheiro, uma vez já está em elaboração o Plano de Manutenção da AM-240, a estrada de Balbina; da rodovia AM-254, que é a estrada de Autazes; da AM-330, a estrada de Silves que está completamente asfaltada; da AM-354, a estrada do Manaquiri também completamente asfaltada; e a AM-363, a estrada da Várzea propriamente dita, no trecho entre Itapiranga até a AM-010.
“Na próxima semana então nós acreditamos que os projetos básicos já estarão todos concluídos para que seja iniciado o processo licitatório”, informou o secretário.
Trâmite – O Gerente de Transportes da SEINF, Ribamar Valdevino informou que após ser feito o projeto básico, o passo seguinte é a autorização de cota. Depois disso o processo é encaminhado para a Comissão Geral de Licitação – CGL. O processo todo deve demorar mais ou menos um mês.
Nesse projeto de manutenção e conservação, a empresa vai ter que montar um acampamento no local de trabalho, na estrada. O próprio projeto apresenta um lay out de um acampamento. Esse contrato tem a duração de dois anos e com isto o Governo do Estado oferece as condições necessárias para que as rodovias fiquem sempre em boas condições de tráfego.
A empresa vencedora terá toda uma programação a ser cumprida com determinações expressas contidas nas especificações contidas no projeto básico. A idéia é que o serviço de manutenção seja realizado também – e principalmente-, de forma preventiva, evitando assim que só após o agravamento do problema, no caso o aparecimento de buracos, é que se tome uma providência.