Governo do Estado assina contrato para construção de sistema de abastecimento de água na comunidade Ebenézer
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), assinou, na manhã desta sexta-feira (11/03), contrato para a construção de um sistema de abastecimento de água na Comunidade Ebenézer, situada na margem esquerda do rio Negro, em Manaus.
O projeto tem investimento previsto de R$ 1.311.949,49, com previsão de entrega da obra para o segundo semestre de 2022.
Serviços – O projeto contará com a construção de um poço com 100 metros de profundidade, um reservatório elevado em concreto armado com capacidade de 60 m³ de armazenamento, uma casa de cloração/química, além da implantação de 3,2 km redes de distribuição de água e a instalação de 115 hidrômetros. Além dessas ligações domiciliares, o sistema também atenderá ao Posto de Saúde local.
Pelo menos 575 habitantes da comunidade Ebenézer serão beneficiados imediatamente após a conclusão da obra. Outros 1.250 moradores também serão beneficiados até 2040.
Populações vulneráveis – Pela primeira vez, pessoas que antes não recebiam água na torneira receberão água potável em suas residências. A comunidade Ebenézer, localizada no igarapé do Tarumã-Mirim (margem esquerda do rio Negro), contará com a construção de um sistema de abastecimento de água.
O local possui 78 famílias residentes que trabalham na agricultura familiar e no extrativismo. Conforme o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a obra vai “permitir a distribuição de água potável de qualidade, reduzir a incidência das chamadas doenças de veiculação hídrica, melhorar a qualidade e a expectativa de vida da população local”.
O gestor destaca ainda que as obras de saneamento básico nos municípios garantem mais saúde, segurança e dignidade às famílias.
FOTOS: Divulgação/Seinfra
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).