Governo do Amazonas investe na revitalização e construção de ramais no interior
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus vem executando obras em ramais do interior do Estado para integrar as zonas rurais às sedes dos municípios para reduzir as distâncias e os problemas de isolamento econômico e social das comunidades. As obras em ramais fazem parte do pacote de obras do Governo do Estado e estão presentes nos municípios do Careiro Castanho, Guajará, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Autazes, Manaquiri e Rio Preto da Eva, dentre outros.
“O governo do Estado, dentro de seu escopo de construir obras de infraestrutura que promovam o efetivo desenvolvimento econômico e social da capital e do interior do estado, vem realizando obras de recuperação e revitalização de mais de diversos ramais em o todo o interior, de modo a permitir a circulação de riquezas por meio do escoamento da produção rural entre a zona e os centros consumidores”, destacou o secretário Carlos Henrique Lima.
No último dia 6 deste mês, foram inaugurados os ramais do Rosarinho e do Iguapenú em Autazes (a 131 quilômetros de Manaus). Até o final deste ano outros quatros ramais de importância socioeconômica para a região serão finalizados. Com isso, Autazes vai contar com 46,2 km de extensão apropriados para a produção e escoamento agrícola.
“Um dos diferenciais da atual administração diz respeito à qualidade das obras realizadas. Nós primamos pela boa técnica da engenharia, pela qualidade dos serviços e dos materiais de modo a que tudo o que nós construímos tenham durabilidade. Essa é uma proposta de governo, de construir ramais que possam se tornar rodovias”, destacou o secretário.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus destaca que existem novos projetos básico encaminhados para o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), antiga Comissão Geral de Licitação (CGL-AM), para que se inicie o processo licitatório necessário para a contratação de empresa especializada para a realização das obras.
Fotos: Bruno Zanardo (Secom) / Herick Pereira (Seinfra)