Governo do Amazonas anuncia a readequação de mais dez áreas com erosões em Manaus

O Governo do Estado do Amazonas está ampliando seu campo de atuação na recuperação das erosões listadas no Plano de Combate às Erosões e Áreas de Risco do Município de Manaus, apresentado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) durante a 5ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional de Controle de Áreas de Risco (Cicar), realizada no ano passado, e que serve de base para as ações nessa área.
Com base nesse documento, a Seinfra realizará obras de contenção de dez novos processos erosivos graves identificados nos bairros do Jorge Teixeira, Santa Inês, Cidade de Deus e Nova Cidade. Cada um desses bairros apresenta apenas um processo erosivo, enquanto que Mauazinho, Nova Floresta e Colônia Antônio Aleixo têm duas erosões, perfazendo um total de dez erosões.
As intervenções com o maior número de imóveis desapropriados e de famílias que deverão ser realocadas estão no bairro do Mauazinho, na zona leste de Manaus, com obras previstas em dois processos erosivos distintos. O processo de desapropriação já está em andamento.
A titular da Seinfra, Waldívia Alencar, explica que a ação segue orientação do governador Omar Aziz, que recomendou que as áreas identificadas fossem recuperadas como medida preventiva, principalmente aquelas com maior grau de periculosidade. “O período de chuvas sempre vem acompanhado do temor de que possa ocorrer em Manaus os mesmos problemas noticiados quase que diariamente em estados como Rio de Janeiro e São Paulo”, comentou Waldívia Alencar.
Áreas beneficiadas – De acordo com o levantamento feito pela Seinfra, os pontos que receberão intervenção do Governo do Amazonas são:
 
01 – Rua Darian com a Rua Bombaim, no Nova Cidade;
 
02 – Rua G, no bairro Santa Inês;
 
03 – Rua Padre Ludovico, no bairro da Colônia Antônio Aleixo;
 
04 – Rua Alumínio com a Rua amazonas, no bairro Nova Floresta;
 
05 – Travessa Jutaí, no bairro Nova Floresta;
 
06 – Rua Jambu com Avenida Mirra, na Comunidade João Paulo II, bairro Jorge Teixeira;
 
07 – Rua Corínthians, no bairro Cidade de Deus;
 
08 – Rua Nova Esperança, cruzamento com a Avenida Beira Rio, no bairro Colônia Antônio Aleixo;
 
09 – Rua Magalhães, no bairro Mauazinho; e
 
10 – Rua Gilberto Mestrinho com a Rua Collor de Melo e Beco Seringal no bairro Mauazinho.

ASCOM/SEINFRA