Governo amplia atendimento a pacientes renais
Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o Governo do Amazonas realiza reforma e ampliação da Central de Nefrologia do Estado, Bloco C, da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
O recurso para a obra é de R$ 2.397.392,67, oriundo do Fundo de Promoção Social (FPS), sendo executada pela empresa Brasil Euro Invest Participações e Representações de Assessoria e Gestão Empresarial S/A, com fiscalização da Seinfra.
Entre os serviços em andamento estão a reforma de três consultórios médicos e a implantação de mais três; a construção de um anexo no Bloco C, um depósito e de uma biblioteca. Esses serviços estão em fase de acabamento. Quando o prédio estiver finalizado, a nova Central de Nefrologia passará a ter acesso independente, deixando de ser realizada pelo Hospital Adriano Jorge. Por ano, a média mensal de frequência é de 130 pacientes renais e de 13 mil procedimentos de hemodiálises. A reforma e ampliação do espaço físico da Central de Nefrologia da FHAJ permitirá duplicar o quantitativo de atendimento.
Para melhorar ainda mais os serviços, o Governo do Amazonas determinou a aquisição de mais equipamentos, suprimentos para cirurgias e a implantação de novos leitos para pacientes.
Erenildo Teixeira da Silva, engenheiro civil e fiscal da Seinfra, informa que os trabalhos estão dentro do cronograma. “Apesar do período chuvoso, a obra está adiantada e estamos fazendo todo o esforço para o cumprimento dos prazos estabelecidos”.
Com cerca de 30% da obra concluída, a entrega do novo Centro de Nefrologia do Estado do Amazonas está prevista para o segundo semestre de 2017.
Fases da Construção
Dado o planejamento adequado, não houve grandes deslocamentos de servidores nem de pacientes. Iniciou pelo Bloco B, que foi readequado com a construção de uma biblioteca e dois consultórios. Nesta fase, um corredor externo que servia de área de circulação e de sala de espera foi fechado e os pacientes foram transferidos para o Hospital Adriano Jorge.
O anexo 1, que vai abrigar o depósito de insumos e a manutenção de equipamentos da Central de Nefrologia, já está com as obras em andamento. O anexo 2, inclui cinco salas e área de circulação, também já está finalizado.
O último setor a receber obras é o Bloco C, ampliando os espaços e recebendo novas salas para o atendimento dos pacientes. Quando estiver concluído, este bloco passará a ter acesso pela antiga Vila Mamão.
ASCOM/SEINFRA