Governador José Melo anuncia para junho inauguração do PS da Zona Norte
O governador do Amazonas, José Melo, anunciou para o mês de junho a inauguração do Pronto-Socorro da Zona Norte, que está sendo construído na avenida Vital de Mendonça Furtado (Torquato Tapajós), zona norte de Manaus. José Melo visitou a obra na manhã desta terça-feira, dia 8 de abril, e obteve da construtora a garantia de que a mesma fica pronta até o dia 20 de junho. Ainda na zona norte, o governador visitou as obras de recuperação do sistema viário nos bairros Nova Cidade, Galileia e Carlos Braga, que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado e garantiu que a parceria com a Prefeitura de Manaus para recuperar as ruas continua.
Segundo José Melo, a nova unidade hospitalar vai desafogar o atendimento nos hospitais e prontos-socorros João Lúcio e 28 de Agosto, além dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs). “É um hospital que vai desafogar e muito os outros, porque vai ter o atendimento de média e alta complexidade. De um lado, vamos ter um grande pronto-socorro, super equipado, que será inaugurado em junho, e a continuidade das obras do grande Hospital da Zona Norte, que eu imagino mais um ano ou um ano e meio para concluir”, observou o governador, ao ressaltar que os equipamentos do pronto-socorro já foram todos adquiridos.
De acordo com o governador, a unidade será o maior hospital do Norte do Brasil. Somente o pronto-socorro equivale à capacidade de atendimento de três SPAs. “Com a entrada dele, todos os pacientes que vierem das duas estradas e parte da zona norte serão atendidos aqui”, disse o governador, ao ressaltar que, em breve, toda a rede de saúde da capital estará organizada. “Será o maior hospital do norte do Brasil, que vai abrigar uma tecnologia de ponta, fazer cirurgias de alta complexidade e, ao mesmo tempo, ter ao lado um pronto-socorro. Com a rede de unidades que está sendo construída pela Prefeitura de Manaus, a cidade terá um cinturão de atendimento na atenção básica que vai desafogar nossos prontos-socorros”, completou.
Primeira PPP – Primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) do Estado, o Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte está sendo construído pelo consórcio Zona Norte Engenharia, Manutenção e Gestão de Serviço S.A., vencedor da licitação realizada pelo Governo do Estado. O consórcio é composto pelas empresas SH Engenharia, responsável pela obra física, a Magi Clean Serviços, especializada em gestão de serviços, e a Abengoa Holding Brasil, fornecedora de equipamentos. Para a gestão do hospital será feita uma nova licitação em nível nacional. O objetivo é trazer para Manaus um hospital de grande porte nacional.
Voltado para procedimentos de alta complexidade, o Hospital da Zona Norte ampliará em 300 o número de leitos hospitalares existentes no Estado. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, isso representa um aumento de 10% em relação ao que é ofertado hoje. O hospital terá área construída de 25 mil metros quadrados, bem maior que o Pronto-Socorro 28 de Agosto, que tem 15 mil metros quadrados.
A unidade contará com 12 consultórios ambulatoriais, sete consultórios de pronto-socorro e 11 salas cirúrgicas. Atenderá as especialidades de traumato-ortopedia, clínica médica, neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia; odontologia; cabeça e pescoço; cirurgia buco-maxilo-facial e nefrologia. A meta, com 85% de ocupação, é de realização, a cada ano, de 126 mil consultas, 73.920 exames de imagem e 12.045 cirurgias.
Sistema viário – Antes do Pronto-Socorro da Zona Norte, o governador José Melo percorreu as vias dos bairros Nova Cidade, Galieia e Carlos Braga, que estão sendo recuperadas pela Secretaria da Região Metropolitana de Manaus, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Ele também conversou com moradores que demonstraram satisfação. “Fiquei muito satisfeito com o avanço da obra que já tem quase 98% pronto. O que me deixou feliz porque eu quero colocar as máquinas em outros cantos que precisam”, afirmou.
Melo lembrou que quando as obras iniciaram no início do ano, quase todas as ruas dos bairros alcançados estavam deterioradas. O comerciante Digiorgio dos Santos, 36 anos, morador da rua Filipinas, no Nova Cidade, confirma a observação. “Melhorou bastante. A situação aqui era precária, porque tem muito carro pesado transitando no conjunto. A rua estava completamente destruída”.
Parceria continua – Segundo José Melo, a parceria firmada em fevereiro com a Prefeitura de Manaus para recuperar as vias da cidade terá continuidade. “Vamos entrar na zona leste e nos outros bairros da zona norte. Estamos fazendo o cronograma, vamos avaliar os recursos do Governo e da Prefeitura e vamos entrar forte nesse verão em vários bairros da cidade de Manaus. Essa ação conjunta tem dado resultado e vamos continuar no nosso governo”.
FONTE: AGECOM