Governador Eduardo Braga inaugura porto de Tabatinga

     O governador do Amazonas, Eduardo Braga, e o vice, Omar Aziz, inauguraram no sábado, 22 de março, ao lado do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o complexo portuário de Tabatinga e anunciaram investimentos na construção de um hospital e obras no sistema viário do município, além de uma operação tapa buracos em Benjamin Constant, onde estiveram pela parte da tarde.
  Construído em parceria com o Ministério dos Transportes para promover o desenvolvimento do comércio na região do Alto Solimões e proporcionar mais segurança e conforto aos seus usuários, o porto de Tabatinga exigiu o investimento de R$ 6 milhões. O portal www.tabatingainfo.net publicou reportagem completa sobre a viagem do governador Eduardo Braga a Tabatinga para a inauguração do porto, que a seguir repetimos:
   Na chegada ao porto o Governador visitou as instalações e nos falou da sua satisfação em estar entregando esta obra:
      “Os barcos são fundamentais, esse porto dá uma dignidade ao povo dessa região que há muitos anos esperava. Os passageiros passam a ter uma sala com ar-condicionado, toda uma infra-estrutura para atender os viajantes, a carga e descarga de mercadoria passa a ser muito mais facilitada em função da rampa de acesso e isso só tem sido possível graças a parceria com o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e com o Presidente Lula. Estamos entregando hoje o primeiro de dezenas de portos que esperamos poder entregar  na demais cidades do interior do estado.”
      O governador também falou sobre a segurança possibilitada pela presença da Policia Federal e Receita Federal na efetiva fiscalização das bagagens e encomendas. O próximo porto a ser inaugurado será na cidade de Coari no mês de abril. Em Benjamin Constant está sendo iniciada a construção de um porto similar ao de Tabatinga, e será iniciada uma operação emergencial de tapa buracos nessa cidade.
      Perguntado sobre a enchente Braga comentou ter visto uma parte de Benjamin Constant e áreas em Tabatinga já alagadas e está aguardando a decretação do estado de calamidade pública por parte dos prefeitos que já decretaram estado de emergência e comprometeu-se em falar com o Ministro da Integração Nacional Geddel e com o Presidente Lula para que possa ser feita uma ação imediata de ajuda aos nossos irmãos amazonenses que estão sofrendo com essa enchente.
       O Ministro Alfredo também nos falou sobre a inauguração:
       “Entregamos o primeiro de mais de 20 portos que entregaremos este ano, nossa expectativa é que a cada mês a gente possa estar entregando um porto novo em cidades diferentes. Deverei também, ainda no mês de abril assinar mais um convênio com o Governo do Estado para a contratação de mais 21 portos além dos que já estão sendo construídos, com o objetivo de dar maior conforto e maior dignidade nas regiões mais afastadas dos centros desenvolvidos. Costumo dizer que os rios são as nossas estradas, portanto as nossas rodoviárias são os portos como estes que entregamos hoje em Tabatinga.
        Sobre o valor final da obra Alfredo disse que deve ficar em torno de 10 a 12 milhões de Reais, alguns preços tiveram que ser reajustados. Foi citado o exemplo do preço do aço que havia subido cerca de 250% em relação à data de licitação da obra.
       O Engenheiro Orlando Mattos Júnior (esq.) Secretário de Estado de Infra-Estrutura que nos deu mais detalhes sobre a obra:

Image
     “A estrutura nova do porto visa atender a população com mais conforto, foram construídos terminal de passageiros com sala de embarque climatizada, guichês para venda de passagens, praça de alimentação, loja de artesanato, banca de revistas, além de outros quiosques que serão montados. Foi substituído o cais flutuante antigo por um novo, reforma completa da ponte de acesso ao cais, agora asfaltada, pavimentação em concreto das vias e pátios internos, reforma do prédio da administração e do armazém, tudo isso visando a melhoria dos serviços prestados a população. Será ainda, verificada a possibilidade de reaproveitamento da balsa antiga, para que, junto da nova somem 120 metros de extensão, transformando, assim, o porto de Tabatinga em um dos maiores do interior.”
      O Sr Rildo Cavalcante (dir.) Presidente da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) detalhou como será a dinâmica de funcionamento do porto:
        “O passageiro fará a aquisição do seu ticket de viagem no guichê, entrará na sala de embarque onde toda a sua bagagem será examinada pela Policia Federal e Receita Federal, evitando que ilícitos sejam transportado pelas embarcações. No caso da Receita Federal a fiscalização será idêntica a realizada no aeroporto, onde existe a cota de 300 dólares para produtos de origem estrangeira sem nota fiscal ou não declarados. Todo esse processo será realizado sem que o passageiro tenha contato com a embarcação antes da viagem.  Será acrescido o valor de R$ 3,00 na passagem para que seja realizada a manutenção das instalações do porto.”
        Após a chegada do Governador foi feita o descerramento da placa inaugurativa e as autoridades seguiram para o palanque onde foram calorosamente recebidos pela população que os aguardava. No seu discurso Braga divulgou o início da construção do Hospital Civil  que deverá estar pronto em torno de 280 dias e sobre o continuidade das obras de revitalização do sistema viário em Tabatinga.