Esportistas comemoram construção de ciclovia em obra do Anel Viário Leste

Espaço terá 5,6 quilômetros de extensão

Executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a construção do Anel Viário Leste, uma das maiores obras de mobilidade da região norte, continua avançando e irá dispor de uma ciclovia, que é um dos espaços mais aguardados pelos esportistas amazonenses.

Com 5,6 quilômetros de extensão, a nova ciclovia está sendo construída no entorno da Reserva Adolpho Ducke e será um importante meio de trafegabilidade para a população, garantindo mais segurança aos ciclistas.

Para a empresária Luziene Moura, 44, a paixão pelo ciclismo vem desde a infância e ter esse espaço (a nova ciclovia) direcionado aos ciclistas é uma grande conquista.

“O ciclismo é bem-estar, bom humor, saúde mental top. A gente fica feliz quando pratica o esporte e faz bem para a saúde, faz bem para o nosso dia a dia, e ter um espaço próprio para a prática do ciclismo, em que poderemos andar com segurança, é algo que devemos comemorar”, destacou Luziene.

A empresária, que possui uma loja de bicicletas, contou que o ciclismo, mais do que um esporte, é também uma forma de locomoção que encurta distâncias.

“Quando cheguei em Manaus, para trabalhar, andava de ônibus. Ao receber meu primeiro salário, já comprei logo uma bicicleta e podia me locomover para todos os lugares. Hoje, saber que está sendo construído um espaço direcionado a nós, ciclistas, é algo muito importante e vai permitir que possamos trazer ainda mais pessoas para pedalar e melhorar a qualidade de vida”, explicou.

Mobilidade – Para o corretor imobiliário José Neto, 44, a ciclovia será um benefício para toda a população.

“Decidi dar uma volta aqui na região onde está tendo essa obra do Governo do Estado e percebi que estão construindo uma ciclovia larga, com espaço confortável para que os ciclistas possam pedalar com segurança. Essa daqui sim faz parte da mobilidade urbana de Manaus, é algo que nós necessitamos”, afirmou o corretor.

Praticando ciclismo de forma constante desde 2020, José lembrou ainda da facilidade que a ciclovia irá proporcionar para quem usa a bicicleta como meio de locomoção.

“Com a ciclovia, será possível que uma pessoa que trabalha na região possa ir e voltar do trabalho usando uma bicicleta. Vai ser uma forma de economia e de melhoria na saúde também. Sem contar que quem for pedalar por aqui vai poder curtir a paisagem e ter uma visão privilegiada da natureza”, ressaltou.

A obra – O Anel Leste inicia no trevo da avenida dos Oitis e termina na avenida Margarita, próximo da Reserva Adolpho Ducke. Quando estiver pronto, o complexo vai tirar de circulação das avenidas Rodrigo Otávio e Efigênio Salles as carretas do Distrito Industrial e dar mais segurança ao trânsito nessas vias.

O complexo viário tem 18,30 quilômetros de extensão e está 41% executado. A obra está gerando mais de dois mil empregos diretos e indiretos.

Fotos: Divulgação/Seinfra

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996).