Engenheiros da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura participam de curso segurança da Aviação

          A Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SEINF) recebeu, na última terça-feira, 14, os diplomas de conclusão do Curso Básico de Segurança da Aviação Civil, oferecido pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, do qual participaram quatro engenheiros indicados pelo secretário Orlando Mattos Junior.
          O Tenente-Coronel Aviador José Carlos Neves da Silva, da Secretaria de Governo – SEGOV, e os engenheiros Marcelo Celso Bastos de Aguiar, José Carlos Neves da Silva, Luiz Henrique Martins Linhares e Mario Jorge Dutra da Silva, do quadro da SEINF, participaram do curso ministrado pela Superintendência de Estudos, Pesquisa e Capacitação para a Aviação Civil da ANAC, com sede no Rio de Janeiro.
          O curso, que teve a duração de 60 h/aula, foi realizado em Manaus, no auditório do CEFET, pela Gerência Regional da ANAC entre 1º a 12 de dezembro de 2008 com oito módulos diferentes, cada um contendo informações específicas sobre a segurança da aviação, desde o controle de acesso de pessoas e veículos ao perímetro dos aeroportos, até procedimentos de rádio-comunicação e ameaças de bomba.
          No decorrer das aulas, os participantes obtiveram informações de como prever emergências e prevenção de incêndios, como interpretar imagens nos equipamentos de Raios X, identificar passageiros, administrar embarque de passageiro armado, transporte de valores e proteção de aeronaves, dentre outros itens.
          O secretário Orlando Mattos Junior destacou que a participação dos engenheiros da Secretaria de Infra-Estrutura está inserida no projeto de qualificação e reciclagem do quadro de funcionários da SEINF, que vem sendo priorizado desde o ano que passou.
          Para o engenheiro Mario Jorge Dutra, responsável pela fiscalização nas obras aeroportuárias de responsabilidade do Governo do Estado, a realização de um curso desta envergadura vem ao encontro da política implementada pelo Governo do Estado e pela própria SEINF, de promover a qualificação continuada de seus funcionários.
          “Para mim foi uma oportunidade imperdível de melhorar ainda mais meus conhecimentos nesta área, de modo a obter maior competência, confiabilidade e produtividade no meu trabalho”, ponderou Dutra.
          A construção de novos aeroportos e a manutenção dos já existentes no interior do estado faz deste curso uma ferramenta da mais alta importância, porque oferece os conhecimentos necessários para o gerenciamento do fator segurança na aviação, quesito super valorizado nos céus da Amazônia.
          Para o secretário de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, além da capacitação propriamente dita, os engenheiros da SEINF que participaram deste curso passam a ser elementos multiplicadores destes conhecimentos aqui mesmo no Amazonas.