Construção da estrada Coari-Itapéua avança na zona rural de Coari
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avança com a construção da estrada Coari-Itapéua, situada na zona rural do município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). Essa é mais uma obra da gestão do governador Wilson Lima, que irá promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade.
Com investimento total de R$ 20,7 milhões, as obras apresentam um percentual de 95% de execução com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2024. Iniciada em maio de 2020, a obra contemplou a pavimentação de 19,94 quilômetros da estrada.
Nesta etapa, estão sendo realizados serviços de drenagem superficial, com sarjeta e meio-fio, assim como a implantação de sinalização horizontal e vertical. Os serviços de terraplanagem e pavimentação já foram totalmente concluídos.
Benefícios – A estrada Coari-Itapéua é de grande importância econômica e social para a cidade de Coari, por fazer a ligação entre a sede do município e as comunidades rurais de Itapéua e Guarabira. Além disso, também serão beneficiados produtores rurais de outros 10 ramais situados ao longo da via e pelo menos 12 comunidades localizadas na região do Lago do Mamiá.
Essas comunidades são grandes produtoras de açaí, banana, castanha, abacaxi, guaraná, melancia e café; além de hortaliças, ovos, aves, peixes e gado, entre outros produtos.
Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, essa obra irá garantir benefícios em toda região. “Mais do que uma obra de infraestrutura, o Governo do Amazonas investe na realização de sonhos e busca torná-los realidade”, afirmou o titular da pasta.
Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município de Coari conta com uma população de 70.616 habitantes, de acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022.
FOTOS: Divulgação/Seinfra
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).