Centro de Treinamento da Colina tem 70% das obras concluídas
O Estádio Ismael Benigno é um dos centros oficiais de treinamento em construção para a Copa do Mundo Fifa 2014™. Também está em construção o COT do Coroado, que recebe o nome do jornalista Carlos Zamith, do Baú Velho. Em ambos os casos a previsão de entrega é para meados do mês de março próximo.
Orçada em R$ 21 milhões de reais, a Colina terá capacidade para receber 10.400 torcedores e contará com uma estrutura completamente diferente da existente anteriormente, seguindo os padrões exigidos pela Fifa.
Na visita realizada no último sábado, a Secretária Waldívia Alencar aproveitou para reunir com os engenheiros da Seinfra responsáveis pela fiscalização e com os engenheiros da empresa responsável pela obra, para fazer um checklist dos serviços ainda pendentes da obra, ao mesmo tempo em que cobrou empenho para que o cronograma não sofra nenhum retardamento.
Fiscalização atenta para a segurança – Mesmo com o ritmo intenso de trabalho, a fiscalização da Seinfra também está atenta para a questão da segurança. Com 325 dias corridos desde o início da obra, a TECOM Ltda não registrou até hoje acidente de trabalho. Mesmo assim, ainda no sábado foi realizada vistoria em todos os setores da obra para identificar qualquer não conformidade relativa ao quesito segurança.
“Nós fazemos esse acompanhamento para garantir que as normas técnicas de Segurança do Trabalho sejam cumpridas, que todos os equipamentos de segurança estejam sendo usados pelos trabalhadores, de modo a evitar a ocorrência de acidentes. Esse trabalho preventivo já vem acontecendo desde o início da obra”, reforçou Waldívia Alencar.
Com 70% da obra concluída, a TECON Ltda está implantando a drenagem do campo para iniciar nesta semana o plantio do gramado. Três dos quatro blocos de arquibancadas já estão prontos e o terceiro e último, que fica em direção ao bairro da Glória está em fase final de construção.
Neste domingo (08/02) foi a vez do COT do Coroado, na zona Leste, receber a visita dos técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura, sob o comando do Secretário Executivo Emerson Redig, que representou a secretária Waldívia Alencar. Ele se fez acompanhar da fiscalização da obra, dos responsáveis pela elaboração dos projetos, bem como de um representante do Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas, que realizou uma análise dos projetos elétricos e de segurança.
O Centro de Treinamento Carlos Zamith – como será chamado o COT do Coroado, terá capacidade para cinco mil pessoas e investimento da ordem de R$ 14 milhões, com previsão para ficar pronto também em março próximo.
Em ambos os centros de treinamento (Colina e Coroado), além da visita rotineira de vistoria da obra, a secretária Waldívia Alencar determinou um levantamento completo das condições de segurança, da utilização das EPIs. Esse trabalho está em fase de conclusão pelo engenheiro Wisller Botelho, especialista em Segurança do Trabalho.
ASCOM/SEINFRA