A obra de reconstrução e ampliação do Estádio Ismael Benigno – o conhecido Estádio da Colina, já está com um percentual de obras concluídas da ordem de 33,25%, segundo informou nesta quarta-feira (28/09) a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
A empresa responsável pela obra a Tecom – Tecnologia em Construção Ltda, está aproveitando muito bem o verão amazônico, ou pelo menos o período com menos chuva na região e implantou um ritmo de trabalho que permite projetar para dezembro próximo a entrega deste Campo Oficial de Treinamento da Copa do Mundo de 2014.
Composta por quatro setores de arquibancada – formando um quadrado, a estrutura de alvenaria da arquibancada do Setor D (sul) já está concluída. A arquibancada do Setor D, com fundos para o bairro de São Raimundo, está em fase de acabamento recebendo revestimentos e pintura.
Na arquibancada do Setor A, que fica de frente para o bairro da Glória, estarão fixados o portão de entrada e as bilheterias, a empresa responsável pela obra informou iniciou a concretagem da fundação dos blocos com a colocação e aguarda a retirada de finitiva do posto de gasolina existente no local para finalizar a colocação das estacas restantes.
No Setor B, pelo lado Oeste, já foram colocadas todas as estacas e estão concluídos os blocos, baldrames, pilares e lajes. A arquibancada do Setor B terá um prazo maior por conta da colocação da cobertura.
O Setor C, pelo lado Norte, também está com as obras bem adiantadas, com a colocação das estacas pendentes em andamento. Estes dois blocos de arquibancada – o B e o C, também têm fundos para o bairro de São Raimundo. As obras de construção do reservatório de água também estão em ritmo acelerado, com todas as estacas afixadas.
O novo Estádio da Colina terá 10,4 mil lugares, sendo que 2,8 mil estarão na área coberta. Do total de cadeiras na área coberta, 344 são destinadas à área VIP, e há 32 espaços reservados para Portadores de Necessidades Especiais com acompanhantes.
Para atender os padrões internacionais de acessibilidade quanto à circulação, o COT da Colina disporá de rampas de acesso às arquibancadas, banheiros dimensionados e equipados para uso de Portadores de Necessidades Especiais, bem como barras de apoio e o cuidado na escolha do acabamento do piso. Outro ponto importante diz respeito ao cuidado com as saídas de emergência, a largura de corredores e as rotas de fuga, tudo com sinalização horizontal e vertical para facilitar a evacuação da torcida no menor espaço de tempo possível.