Como parte da ampliação do Serviço de Radioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), concluiu a construção de uma Casamata.
Essa obra faz parte do programa de expansão do tratamento oncológico coordenado pelo Ministério da Saúde,que tem o objetivo de ampliar a rede de tratamento oncológico em todo o país. O Amazonas é um dos estados da Federação contemplados com a medida.
A Casamata é uma edificação com paredes reforçadas de concreto e chumbo para abrigar o Acelerador Linear, aparelho de alta tecnologia que contribui na realização mais completa e eficaz da radioterapia. O investimento nesta Casamata foi de R$ 1.695.194.86.
Além dessa obra, o Ministério da Saúde (MS), liberou no dia 9 de junho a ordem de serviço para a construção da segunda Casamata na FCecon e doará à instituição mais um Acelerador Linear. A empresa Eletron Engenharia Ltda. ganhou a licitação e dará andamento a nova obra.
“Isso fará com que tenhamos um dos parques radioterápicos mais completos do SUS no Norte do País. Passaremos a contar com quatro aparelhos de radioterapia, o que nos dará suporte no futuro para nossa demanda, que é cada vez mais crescente”, destacou o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marcelo Ricci, em fala ao Governo do Estado.
ASCOM/SEINFRA