Avenida das Flores tem celeridade nos serviços
As obras nos trechos 2, 3 e 4 da Avenida das Flores continuam recebendo celeridade nos serviços de engenharia, realizados por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A Avenida das Flores se trata de uma obra de alta complexidade que vai otimizar o desenvolvimento da mobilidade urbana da região metropolitana de Manaus.
O trecho 2, situado entre a Avenida Timbiras e a Rua Curió, passando pela lateral do Parque Estadual Sumaúma, na Cidade Nova I, terá 1,2 quilômetros de extensão. Atualmente, os trabalhadores realizam a construção da passarela para tubulação de água, construção da mureta de proteção da feira da Cidade Nova I, serviço de perfuração das estacas raiz e escavação na trincheira da Avenida Noel Nutels, e já estão perfuradas e concretadas as estacas da trincheira.
A construção da primeira trincheira pela Avenida Timbiras já está em funcionamento na parte superior do acesso. Na parte inferior foram construídas as cortinas laterais da passagem de nível e execução dos serviços de concretagem do piso da trincheira e do concreto projetado do muro de contenção da passagem subterrânea, bem como os serviços de pintura das paredes, execução das calçadas e a continuação da construção do muro da trincheira da Avenida Timbiras. Esse trecho está com percentual físico em 59% de obra concluída.
No trecho 3, localizado entre a Rua Curió, na Cidade Nova I, até o Igarapé do Passarinho, no Monte das Oliveiras, Conjunto Nova Cidade, o qual terá 1,7 quilômetros de extensão, está sendo executado o serviço do sistema de revestimento asfáltico no trecho entre a Avenida Fênix e o Igarapé do Passarinho. O trecho entre o igarapé do Passarinho até a Avenida Margarita já recebeu a segunda camada de pavimentação asfáltica, e os serviços de meio-fio, calçada e sarjeta estão em fase de conclusão. E entre a Rua Fênix e a Rua S também estão sendo realizados os serviços de calçada, meio-fio e sarjeta. Bem como já foi concluído o concreto projetado do talude do supermercado Nova Cidade.
Por fim, no trecho 4, que liga o Igarapé do Passarinho até a Avenida Margarita, já recebeu a segunda camada de pavimentação asfáltica e já foram lançadas todas as vigas protendidas na trincheira. No local, já estão concluídos os serviços de concreto do muro da trincheira da Avenida Margarita e armação do piso da trincheira. A previsão de concretar o piso é na segunda-feira, dia 6/11. Juntos, os trechos 3 e 4, apresentam um percentual físico de 80% de obra concluída.
Trechos em funcionamento
A Avenida já possui dois trechos em pleno funcionamento, a Avenida Governador José Lindoso (trecho 1), mais conhecido como Avenida das Torres, facilita a mobilidade urbana de quem precisa se deslocar entre as zonas norte e leste da capital e já se encontra em pleno funcionamento desde 2010.
Em junho de 2016, foram liberados os primeiros 6,5 km do trecho 4 da Avenida das Flores, localizado entre a Rua 7 de maio, zona Norte, até a AM-010. Esse trecho beneficia diretamente os moradores dos bairros da Cidade Nova, Nova Cidade, Santa Etelvina, João Paulo, Conjunto Viver Melhor e conjuntos Cidadão V, VII e XII.
Investimento
Com investimento de R$ 244,4 milhões, a Avenida das Flores possuirá 11,1 km de extensão mais os 6,2 km da Avenida das Torres (considerada como o trecho 1), será o maior corredor de ônibus de Manaus. A Avenida das Torres abrange os bairros do Coroado, Aleixo e Cidade Nova I.
Juntas, a Avenida das Flores e das Torres terão duas mãos de fluxo com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus. Ao longo de toda a via serão construídas baias para as paradas de ônibus padronizadas.