Anéis Viários diminuirão fluxo de veículos pesados
Com investimento de R$ 81.187.473,60 milhões, em estágio bem adiantado, o Anel Viário Sul, situado entre a Avenida Santos Dumont e o complexo José Henriques, no entroncamento com a Torquato Tapajós, terá 8,3 quilômetros de vias duplicadas, que facilitarão o transporte de insumos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes até as fabricas do Distrito Industrial e de produtos acabados do Distrito Industrial em direção ao aeroporto.
O projeto prevê a duplicação da Estrada do Tarumã com via de mão dupla com três pistas de rolamento em cada um dos lados, e passeios laterais com a implantação de 14 baias para paradas de ônibus.Também está previsto a construção de três pontes, sendo duas paralelas na altura da chamada Ponte da Bolívia e outra na altura da Cachoeira Alta do Tarumã. A primeira ponte deste trecho, situada nas proximidades do acesso à Vivenda Verde, já está em operação. Já no Anel Leste com investimento de R$ 163.888.300,82 terá, quando pronto, 17,6 Km de extensão beneficiando a população de Manaus principalmente os moradores dos bairros adjacentes.
De acordo com o projeto, o Anel Leste será implantado com duas pistas, tendo 10,80m de largura, com três faixas de 3,60 m em cada pista e passeios laterais com 3,00 m de largura e canteiros com 5,00 m.
A interligação da Avenida Margarita, zona Norte, com o Trevo da Avenida Cosme Ferreira, zona Leste, tem início na Av. Margarita, passando pelo Ramal do Brasileirinho em direção ao trevo da Avenida Cosme Ferreira com a Avenida Norte-Sul. Ao longo do trecho serão implantadas 22 baias para paradas e operação dos ônibus.