Mostra Itinerante de arqueologia expõe achados arqueológicos na AM-070

O Café Priscila, situado no km 13 da Rodovia Manoel Urbano, a Estrada de Manacapuru, que recebe o código estadual de AM-070, está sendo palco de uma Mostra Itinerante de Arqueologia, organizada pela Professora Maria Arminda Mendonça de Souza – coordenadora pedagógica do curso de arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sobre os sítios arqueológicos encontrados ao longo desta estrada, que se encontra em processo de duplicação. A exposição está à disposição do público que frequenta o Café Priscila desde o último dia 29 de junho até o sábado dia 13 de julho.
A mostra está sendo realizada com apoio do Governo do Amazonas por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e do Governo Federal por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em parceria com a LAGHI Engenharia Ltda, responsável pela elaboração do projeto executivo da duplicação da AM-070.
De acordo com a professora Arminda de Souza, a mostra, que também recebe apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura – SEC é uma exposição de alguns artefatos indígenas encontrados na área de abrangência da obra, no trajeto compreendido entre o Distrito do Cacau Pirêra em direção a Manacapuru, até a entrada da Estrada de Novo Airão.
Nas peças e no material impresso em exposição no Café Priscila – como fôlders, é possível conhecer a localização dos principais sítios arqueológicos, bem como ter contato com peças de cerâmica e outros materiais que evidenciam e comprovam que aquela área era ocupada por seres humanos bem antes da chegada do elemento europeu ao local.
A duplicação da AM-070, a Estrada de Manacapuru, é uma determinação do Governador Omar Aziz para facilitar a comunicação entre os municípios da margem direita do rio Negro, integrantes da Região Metropolitana de Manaus, facilitar o escoamento da produção destes municípios em direção a Manaus.
A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, lembrou ainda que a duplicação da AM-070 também facilitará o fluxo de veículos em direção à Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, outro projeto do Governo do Estado do Amazonas em andamento na região do Iranduba.
ASCOM/SEINFRA