Região do Alto Rio Negro recebe obras de infraestrutura

O Governo do Estado do Amazonas vem realizando diversas obras na região do Alto Rio Negro, com destaque para a área de infraestrutura, repetindo assim um trabalho que já se tornou rotina em todas as regiões, em todos os demais municípios do estado.

Em Barcelos, por exemplo, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF está promovendo a recuperação da infraestrutura viária da sede do município, além do sistema de drenagem. As obras de recuperação do sistema viário de Barcelos estão sendo realizadas através de contrato, enquanto que os serviços de drenagem estão a cargo da prefeitura local, via convênio. Os investimentos superam a casa dos oito milhões de reais.

O município de Santa Izabel do Rio Negro, cujas obras de adequação do Hospital Geral estão em fase de conclusão, também está sendo beneficiado com a reforma e ampliação da Escola Estadual Indígena “Imaculada Conceição”; a construção de uma quadra de esportes na Comunidade do Maturacá e de uma escola padrão com dez salas de aula na Comunidade de Cucuí.

Na área de infraestrutura, Santa Izabel do Rio Negro também está recebendo serviços de drenagem na sede do município, com investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão. As obras estão a cargo da prefeitura local, através de convênio firmado com o Governo do Estado via Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF.

Em São Gabriel da Cachoeira, tanto a sede do município quanto a zona rural estão recebendo ações do Governo do Estado. Estas ações estão centralizadas na área de infraestrutura urbana na sede do município e na Comunidade de Taraquá.

Em 2009, o Governo do Estado inaugurou as obras do sistema viário de São Gabriel, onde foram investidos R$ 10 milhões na recuperação e recapeamento de quase 40 quilômetros de ruas e avenidas. A previsão inicial era de apenas 33, 6 km.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura, recuperou a estrada do aeroporto e a estrada da comunidade de Camanaus. Essas ações promoveram a geração de mais de 300 empregos diretos e 450 indiretos, com mão-de-obra contratada no próprio município.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura vai realizar obras em mais três bairros periféricos e parte do centro, com investimentos da ordem de um milhão de reais, com destaque paras a construção de meio fio e calçada.

Afora as ações em infraestrutura, São Gabriel da Cachoeira também recebe investimentos em outras áreas. Como exemplo disso, podemos citar a construção de um hospital e as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Indígena “Sagrado Coração de Jesus”, em Taraquá; e de uma escola padrão com doze salas de aula.

Nestes municípios, principalmente em São Gabriel da Cachoeira, a formação populacional tem uma contribuição muito forte das etnias indígenas locais como, aliás, em vários outros municípios do interior.

Preocupado em oferecer tratamento igualitário a estes povos, o Governo do Estado do Amazonas promoveu, inclusive, a criação de uma secretaria específica para cuidar dos interesses dos povos indígenas, que é a SEIND.

As ações desenvolvidas na área de infraestrutura nestes municípios, além de promover a melhoria no tráfego de veículos e melhorar a qualidade de vida de suas populações, também apresenta outro fator da mais alta importância, que é a geração de emprego e renda, através da contratação de trabalhadores locais para a realização destes serviços.