Intervenções viárias na Avenida Brasil
O Governo do Estado do Amazonas deu início, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, ao processo de revitalização da Avenida Brasil, no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, dando continuidade ao que já está sendo realizado pelo PROSAMIM no igarapé do Franco, em área mais próxima ao igarapé do São Raimundo.
O PROSAMIM, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, idealizado pelo governador Eduardo Braga, e que hoje serve de modelo para outros estados e países, coordenado pela UGP⁄SEINF, já vem atuando naquela área da cidade, tanto no Igarapé do Bombeamento, completamente revitalizado, quanto no próprio Igarapé do Franco, com a construção de pelo menos quatro pontes e um sistema viário completamente novo, pelo lado do bairro de São Jorge, que será interligado ao centro da cidade através de uma quarta ponte sobre o igarapé de São Raimundo – que já está pronta, aumentando assim o leque de opções para o fluxo de veículos no local, que passará a contar com viários em ambos os lados do igarapé do Franco, o que não acontecia antes da intervenção do Governo do Estado, através do PROSAMIM.
O sistema Viário do Igarapé do Franco consta de 1410m de pista paralela à pista existente da Avenida Brasil na margem esquerda do Igarapé, com 10,50 m de largura, com guia, sarjeta e passeios laterais com 2,00 m de largura. O pavimento é do tipo Asfalto Quente na espessura de 7,5cm.
Ao longo deste trecho estão previstas 2 transposições do Igarapé em Pontilhões, através das ruas Cunha Melo / Professor Evangelista Brow e Santo Antonio / Elvira Dantas, com 10,50m de largura, guia, sarjeta e passeios laterais com 2,00m. Sobre o Igarapé São Raimundo em fase de conclusão de uma ponte com 160m de comprimento, comportando 3 faixas de tráfego de 3,50m cada e passeios laterais com 2,0m de largura, totalizando uma largura de tabuleiro da ordem de 15,30m.
No igarapé do Bombeamento, também na Avenida Brasil, o novo sistema Viário consta de 2 vias laterais ao Igarapé no trecho em canal a céu aberto construído, com duas faixas de 3,50m cada via o pavimento é do tipo Asfalto quente com 5,0cm de espessura, guia, sarjeta e passeios laterais com 2,00m de largura. Na marginal esquerda, foi feito os encaixes de três ruas existentes, interligando as casas remanescentes da área. Foi construída uma passarela transpondo o igarapé, interligando a área de moradias a com a área de lazer construída.
De acordo com o contrato de n.º 008⁄09-SEINF, estão sendo realizados diversos serviços de melhoria urbanística, paisagismo, limpeza do canal do igarapé, drenagem, complemento e adequação de galerias para evitar possíveis alagações, reforço das passarelas laterais, retirada das grades antigas e colocação de guarda-corpo, construção de uma rotatória de acesso ao viário da Ponte do Iranduba, recuperação da rotatória da estrada da Ponta Negra, construção de áreas de lazer, de praças e de um totem, ciclovias, reforma das calçadas, que receberão um reforço extra, além da completa revitalização do viário, desde a ponte de acesso, entre o Boulevard Álvaro Maia e a Avenida Brasil, até a Estrada da Ponta Negra, com a utilização de mais de cinco mil toneladas de Asfalto Quente. A empresa responsável pela obra na Avenida Brasil é a Construtora ETAM Ltda.
Além de todas estas obras em andamento na Avenida Brasil, no bairro da Compensa, o Governo do Estado do Amazonas também está construindo no local um Centro de Convivência, ao estilo dos já existentes na Cidade Nova e no bairro de Aparecida.