O aeroporto Julio Belém, de Parintins, já está operando com vôos de grande porte, como os Boeing 737, de forma definitiva, depois da reconstrução de sua pista, numa extensão de 1.800 metros, e das melhorias realizadas na área de taxiamento de aeronaves, realizada pelo Governo do Estado do Amazonas; através da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF.
A pista, que recebeu pavimentação em toda sua extensão, com CBQU, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente, vem sendo elogiada por pilotos e técnicos das empresas aéreas que têm linha para Parintins, segundo os quais o Julio Belém tem agora uma pista para operar nos próximos dez anos sem nenhum problema.
O secretário de Infraestrutura, Orlando Mattos Junior, revelou que a mudança de categoria – que permite o pouso e a decolagem de aeronaves maiores, como o Boeing 737, se deu em razão de uma série de melhorias que a pista de Parintins recebeu, por conta da atuação do governador Eduardo Braga junto ao Ministério da Defesa, e da própria COMARA, a Comissão de Aeroportos da Região Amazonica.
Depois da recuperação da pista, o Julio Belém foi novamente beneficiado com a recuperação de sua cerca patrimonial, que delimita a área de segurança do aeroporto; e ainda a reforma do terraço panoramico, a climatiação do terminal de passageiros e a aquisição de equipamentos como Raio X de bagagem de mão, Raio X de bagagem de porão, Portico detetor de metais, farol rotativo de aeródromo, rádios portáteis e equipamento individual de bombeiros. Nesse pacote também foi inserida a compra de um gerador de 180 KVA.
“Estes investimentos fazem parte do projeto apresentado pelo governador Eduardo Braga ao Ministério da Defesa, e que beneficia outros dez aeroportos do estado”, destacou o secretário de Infraestrutura, que também elogiou a atuação da COMARA, que ficou responsável pela instalação dos itens exigidos para que o Julio Belem pudesse operar com jatos como 737.
Carro de Combate a Incêndio – além de todas as melhorias já citadas, o aeroporto de Parintins passou a dispor de um moderníssimo carro de combate a incêndio, cedido pelo 7º COMAR durante o período do festival ou até que o processo licitatório já em andamento para a compra de um carro próprio seja consumado. Esse processo foi iniciado já a algum tempo, mas por se tratar de uma compra no mercado exterior, o trâmite demorou um tempo maior do que o esperado, explicou a assessoria da SEINF.
Trata-se de um veiculo ROSEMBAUER, de ataque principal, com capacidade para 5.700 litros de água; 800 litros de LGE, ou Líquido Gerador de Espuma; e mais 200 kg de pó quimico seco, o que permitiu elevar de categoria o Júlio Belem. A Categoria requerida para o aeroporto de Parintins era a 5. Ele agora foi reclassificado, passando a ser reconhecido como de categoria 6.
A guarnição de bombeiros do aeroporto de Parintins, comandada pelo Tenente Bombeiro Costa, composta por dez bombeiros, quatro militares da Base Aérea de Manaus e cinco civis de Parintins, também dispõe de um outro veículo de ataque, denominado AC-3, com capacidade para 1.500 litros de água.
Ele informou que o Plano de Combate a Incêndio elaborado para o Julio Belém já foi aprovado pela ANAC, a Agência nacional de Aviação Civil. Uma outra informação repassada pelo CMDE da Guarnição de Bombeiros do Júlio Belém diz respeito aos procedimentos exigidos quando das operações de pouso e decolagem dos Boeings 737, cujos horários são previamente repassados pela torre de controle para o o plantão, que organiza as operações, com a presença de um carro de resgate e de uma ambulância.
“Todo esse trabalho pode até parecer exagero, mas a grande realidade é que nós queremos oferecer o máximo de segurança a todos que vierem assisitir a esta grande festa, que é o Festival Folclórico de Parintins”, destacou Orlando mattos Junior, referindo-se às medidas preventivas adotadas a partir de agora no aeroporto de Parintins.