População idosa de Iranduba ganhará moderno centro de atendimento
A população integrante da chamada 3ª Idade do município de Iranduba será beneficiada dentro de no máximo um mês, com um moderno Centro de Convivência do Idoso, que está sendo construído naquele município através de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura local, na rua Alton Furtado, no bairro Cidade Nova, viabilizado por uma emenda apresentada pelo Líder do Governo na Assembléia legislativa, deputado Sinésio Campos, do PT.
As obras estão bem adiantadas, segundo informou o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, que visitou a obra nesta quarta-feira, 16, pela manhã, acompanhado da secretária Regina Fernandes, da SEAS, do prefeito Nonato Lopes, e dos secretários municipais Fernando Cunha, de Obras; e Estelita Vasconcelos, da Ação Social.
Edificado em um terreno que mede 50 x 29, ou seja, 1.500 m², o novo Centro de Convivência do Idoso de Iranduba terá uma área construída de 366,65 m², contendo um espaçoso salão de dança, salas especificas para administração, atendimento psicossocial, atendimento médico, realização de cursosa cargo do CETAM, artesanato, além de banheiros adaptados para os idosos, com azulejo antiderrapante e corrimão lateral, dentre outros itens.
Na área externa, estão sendo construídos uma piscina, com deck e chuveiros, uma quadra de vôlei, pista de caminhada, cozinha externa e uma sala para reunião destinada aos conselhos locais dos idosos, de saúde e de assistência social.
A secretária Regina Fernandes, da Assistência Social, SEAS, informou que o Estado disponibilizará todo o material necessário ao funcionamento deste centro, além de oferecer treinamento, através de sua secretaria, para os funcionários da secretaria local de Assistência Social, que ficarão responsáveis pelo seu funcionamento e atendimento aos idosos.
O prefeito Nonato Lopes, destacou a contribuição do deputado Sinésio Campos, do PT, que apresentou emenda ao Orçamento do Estado disponibilizando a dotação orçamentária necessária para a construção deste centro, que de todos os itens previamente citados, também terá suas salas climatizadas, de modo a oferecer maior conforto aos idosos que passarão a freqüentá-lo.
“Nós estamos profundamente agradecidos ao governador Eduardo Braga pela construção deste centro, que nos ajudará a melhorar substancialmente a qualidade de vida dos nossos idosos”, destacou Nonato Lopes, que recebeu ainda a sugestão da construção, futuramente, de um abrigo destinado aos idosos que não dispõem de um lar. Já o secretário Orlando Mattos Junior disse que a visita ao município foi proveitosa, na medida em que colheu a informações necessárias quanto ao estágio em que a obra se encontra, para que se possa programar o envio dos materiais, móveis e utensílios e agendar sua inauguração.