Governo do Estado constrói feira no porto da Ceasa
O Governo do Estado do Amazonas está construindo, através da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SEINF), uma moderna feira com nada menos que 70 boxes cobertos nas proximidades do porto da Ceasa, entre a Vila Buriti e a Vila da Felicidade.
A feira terá 116,09 metros de extensão por 37,55 de comprimento e será construída em dois níveis dos dois lados da pista da BR-319, no porto da Ceasa.
De acordo com o projeto em andamento, a feira terá 70 boxes, sendo 40 do lado direito e 30 do lado esquerdo, com dimensões entre 2,35m x 4,80m. O secretário de Estado de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior informou que as obras estão bem adiantadas, com 70% das fundações já prontas, parte da alvenaria e das lajes pré-moldadas também adiantadas. Além disso, 15% das instalações elétricas da feira já se encontram instaladas.
Os pilares de sustentação da cobertura metálica já estão sendo implantados. A cobertura será construída em vigamento metálico, com tesouras, em dois níveis, com lanternins e telhas translúcidas, de um lado ao outro da pista.
A feira vai atender as necessidades dos moradores dos bairros limítrofes, como Mauazinho, Vila Buriti e Vila da Felicidade, e servirá como ponto de revenda dos produtos oriundos do Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Autazes, dentre outros municípios e comunidades próximos.
A obra terá, quando pronta, além dos 70 boxes – todos com bancada em aço inoxidável, estacionamento, poço artesiano, caixa d’água, subestação, banheiros – inclusive para deficientes, posto policial, ambulatório médico, posto do SNPH, posto de atendimento ao turista e ponto de táxi com ponto de atendimento e recepção, além de uma pracinha com direito a mirante, nas proximidades do porto.
“A feira está sendo construída por determinação do governador Eduardo Braga”, destacou o secretário de Infra-Estrutura, lembrando que idéia surgiu quando de uma visita do governador ao local, para inspecionar as obras de construção de uma rampa, para facilitar a atracação das balsas que fazem a travessia entre o porto da Ceasa e o Careiro da Várzea.
Orçada em R$ 3.890.145,44, a obra – que teve a Ordem de Serviço emitida no dia 14 de julho de 2008, deverá ser entregue em meados de fevereiro do próximo ano, de acordo com projeção de técnicos da SEINF e da Construtora Metro Quadrado, em função da necessidade de se fazer o remanejamento dos feirantes, o que foi feito logo no início da obra.
O secretário de Governo, José Melo, adiantou que a construção desta feira surgiu da necessidade de se facilitar a vida dos feirantes locais, que trabalhavam em péssimas condições, além de garantir a higiene dos produtos e a circulação confortável e segura dos usuários.