Grafite enfeitará avenida das Flores
Manaus irá ganhar não somente mais mobilidade com a conclusão da Avenida das Flores. O projeto, executado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), também embelezará a cidade. A arte do grafite poderá ser admirada em pelo menos dois trechos da nova via, com desenhos relacionados à temática amazônica.
Os trabalhos artísticos vêm sendo coordenados pelo grafiteiro Arab Amazon. Natural do Pará, ele responde por várias obras de grafite espalhadas por Manaus. Uma delas está enfeitando o viaduto no Coroado, na alameda Cosme Ferreira, zona leste. “Fizemos ali um mural coletivo, trazendo como tema a essência da Amazônia”, destaca Arab.
O artista conta que foi convidado pela Seinfra para dar mais vida àquela área. Convite aceito, reuniu outros cinco grafiteiros e começaram a elaborar a arte a ser executada em algumas paredes ao longo de pouco mais de 11 quilômetros de estrada.
A entrega se dará, conforme Arab, durante um festival que marcará a conclusão do projeto e o término da obra do Governo do Amazonas. Serão três dias de evento, que contará com exposição de artistas grafiteiros, música e dança hip hop. O artista é responsável pelo Studio Amazônia Urbana Criativa, espaço voltado para o grafite, localizado no bairro de Adrianópolis, zona centro-sul. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Arab basta acessar o Instagram @amazoniaurbana ou @amazon_urb.
Obras em fase final – A avenida das Flores está mais de 98% concluída, segundo o engenheiro Francisco Souza, fiscal da obra. No momento, estão sendo realizados serviços de acabamento como calçadas, pintura de meio-fio, sinalizações vertical e horizontal, finalização das paradas de ônibus, dentre outros detalhes. “Acredito que até o final de novembro estaremos inaugurando essa via”, informa o engenheiro.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Oswaldo Said, reforçou que a conclusão da construção da avenida das Flores é prioridade para o novo governo, bem como de suma importância para otimizar a mobilidade urbana na cidade de Manaus. “Quando motoristas puderem trafegar pela nova estrada, iremos observar que o trânsito irá ganhar mais fluidez, melhorando o dia-a-dia dos moradores.”