O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), deu início, nesta quarta-feira (02/05), ao processo de monitoramento de fauna de uma área de 34.945,69 metros quadrados, situada no local onde será construído o trevo da avenida Torquato Tapajós, na altura do antigo Café da Joelza, como parte da obra de implantação do Anel Sul. A obra vai interligar o Distrito Industrial de Manaus ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, reduzindo, consideravelmente, os custos, o tempo de transporte e desviando o tráfego de veículos pesados do centro de Manaus.
Todas as determinações e indicações feitas à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para que a obra fosse liberada já foram tomadas ou estão em andamento, informou o secretário executivo de Infraestrutura, Fernando Elias. Depois do resgate de fauna, serão realizados os serviços de supressão vegetal, limpeza do terreno e aterro para, em seguida, iniciar a terraplanagem.
A alça que vai receber os trabalhos iniciais é a que está situada no lado direito, no sentido centro/bairro da avenida Torquato Tapajós entrando na avenida Engenheiro José Henriques, ou seja, a ladeira que dá acesso ao Centro de Treinamento e Exame Veicular do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Essa alça terá, quando pronta, 568,51 metros de extensão e fará parte do complexo que será construído no local para facilitar o acesso às diversas vias existentes no local, oferecendo diferentes alternativas para o tráfego de veículos.
O secretário executivo Fernando Elias voltou a afirmar que “a retomada dessa obra é de grande importância para Manaus em termos de mobilidade urbana, daí o esforço no sentido de liberar todos os entraves ainda existentes”.