Mulheres que inspiram: Seinfra homenageia engenheiras no Dia Internacional da Mulher

Mulheres tem ganhado cada vez espaço, mostrando seu talento e sua capacidade a cada obra

No dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) homenageia, com muito orgulho, todas as mulheres de seu quadro de servidores e, de modo especial, as engenheiras da pasta, que contribuem todos os dias para o engrandecimento do estado, através do trabalho realizado com as obras de infraestrutura.

Ocupando lugares em áreas que por muito tempo foram dominadas por homens, as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço, mostrando seu talento e sua capacidade em todos os segmentos.

Na Seinfra, das 105 mulheres que compõem o quadro funcional, 20 são engenheiras. São elas que trabalham com afinco para tornar a infraestrutura do estado cada vez melhor para toda a população, gerenciando e fiscalizando obras da mais alta importância para o desenvolvimento social e econômico do Amazonas.

Para a engenheira Lessiane Pereira, responsável pela fiscalização da obra de instalação de kits de energia solar em São Gabriel da Cachoeira, levar infraestrutura a lugares mais distantes é muito importante e permite que todos possam usufruir de benefícios de forma mais igualitária.

“Viajamos por horas, enfrentamos sol, chuva, caminhos sinuosos, mas nada nos impede de cumprir nossa missão, de levar uma infraestrutura de qualidade e garantir acessibilidade às pessoas que mais precisam. Isso é muito gratificante e eu fico feliz por poder executar o meu trabalho e também ajudar o próximo”, destacou.

Dupla jornada – Na Seinfra, além de exercerem suas profissões, nossas engenheiras também enfrentam duplas jornadas, seja como donas de casa, como mães, esposas, estudantes, entre outras. Mesmo assim, a vontade de enfrentar os desafios é maior e serve de motivação diária, conforme explica a arquiteta Regiane Castro, do Departamento de Projetos e Orçamento (Depror).

“Ser mãe, esposa e profissional, principalmente nessa área, força a mulher a realizar verdadeiros malabarismos diariamente para conciliar as responsabilidades familiares e profissionais. Atuo na Seinfra há 18 anos e mesmo após um dia cansativo de trabalho, tenho a plena certeza de que meu dever foi cumprido e isso é uma satisfação que ninguém pode tirar de mim”, ressaltou.

Regiane, que iniciou suas atividades no setor de Recursos Humanos da Seinfra, concluiu o curso de Arquitetura e passou a atuar na área. Ao longo de sua jornada na secretaria, já trabalhou em projetos como a Base Arpão II, Passarela do Hemoam, cobertura externa da Feira do Careiro, Porto do município de Urucará, Centro de Eventos do município de Atalaia do Norte, reforma das Delegacias Interativas de Polícia (DIP) de Parintins e de Nova Olinda do Norte e a piscina de treinamento da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar de Manaus (PMAM).

Há 10 anos na profissão, a engenheira Ana Lúcia Matos, fiscal no Departamento de Engenharia da Seinfra, já atuou em obras importantes como a duplicação da rodovia AM-070, que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, além de executar trabalhos de construção de pontes, recuperação de sistemas viários, reconstrução de orlas, reforma de hospitais e escolas, entre outros.

A engenheira conta ainda que a vida de fiscal de obras é bastante corrida e sempre cheia de desafios, que vão desde as distâncias a serem percorridas rumo à obra até a execução dos trabalhos diante de dificuldades enfrentadas por fatores externos, como é o caso da estiagem e das enchentes, por exemplo.

Para conseguir cumprir com suas responsabilidades é preciso conciliar o trabalho na engenharia com a vida em família, e isso já é algo que a servidora já está craque.

“Todo esse esforço é necessário para que possamos levar adiante a missão de transformar a vida das pessoas por meio da infraestrutura. Não é uma tarefa fácil, mas faço com orgulho e dedicação, porque foi isso que escolhi fazer em minha vida e sou grata por ter uma família que entende meus compromissos e me apoia em tudo o que eu faço”, afirmou.

O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou o respeito e o carinho por toda dedicação e empenho frente ao trabalho executado por todas as servidoras da Seinfra.

“Parabenizo essas competentes mulheres, que desempenham papel crucial e contribuem com o andamento desta secretaria e, de modo especial, as colegas engenheiras, que tem alcançado cada vez mais espaço na engenharia, por meio de sua competência, responsabilidade, dedicação e esforço em prestar um serviço com o máximo de eficiência. A vocês, minha admiração e gratidão”, disse.

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996).