Seinfra e Seped fecham parceria para executar obras de acessibilidade

Com a finalidade em proporcionar mobilidade urbana e a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços públicos, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), visa implementar obras com acessibilidade na capital e interior do Estado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aproximadamente 25 milhões de habitantes apresentam algum tipo de deficiência no Brasil. Em 2010 o Amazonas já contava com 790.647 pessoas com deficiência. Conforme o Censo, 651.262 são visuais, 290.932 motores e 154.190 auditivos.
Visando atender esse público, Seinfra e Seped se reuniram e acordaram parceria, por meio da Secretária Executiva da Seinfra, Engenheira Civil Karla Carriço, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vânia Suely, Secretária Executiva do órgão, Vera Lúcia Marques Edwards, e assessores técnicos da Seped.
A parceria tem como foco colocar em prática o plano de ação que visa tornar mais acessíveis os prédios públicos do Estado. O acordo faz parte do Projeto Executivo de Intervenção Urbana, Arquitetura e Engenharia para Adequação de acessibilidade para os principais atrativos turísticos na cidade de Manaus.
A Seinfra fornecerá infraestrutura e logística das obras e a Seped irá trabalhar na garantia das adaptações arquitetônicas, previstas na ABNT NBR 9050/2004, regulamentada pela Lei 5.296 de 2004, que trata da Acessibilidade a Edificações, Mobiliários, Espaços e Equipamentos Urbanos.
“Acessibilidade é um dos temas mais atuais e importantes na construção civil e deve ser tratado com seriedade. O trabalho do Governo do Estado é em permitir às pessoas com deficiência, definitiva ou temporária, participarem de atividades que incluem o uso de edifícios, produtos, serviços e informação”, explicou o Secretário de Infraestrutura, Américo Gorayeb Júnior.
Inicialmente as áreas contempladas pelo projeto são os principais atrativos turísticos de Manaus e seus entornos, totalizando 17 pontos turísticos.
BOX
Arena Amadeu Teixeira, Centro de Convenções (Sambódromo)
Biblioteca Pública
Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Centro Cultural Palacete Provincial
Centro Cultural Palácio Rio Negro
Centro de Artes Chaminé
Centro de Artesanato Branco e Silva
Centro de Atendimento ao Turista (Centro)
Centro de Convenções do Estado do Amazonas (CCA)
Museu Casa Eduardo Ribeiro
Palácio da Justiça
Parque Senador Jefferson Péres
Teatro Amazonas
Teatro da Instalação
Vila Olímpica
Mais informações sobre acessibilidade:

ASCOM/SEINFRA