Governo do Amazonas constrói Centro de Detenção Provisória na BR-174
Com investimentos de R$ 21,9 milhões, o Governo do Estado do Amazonas constrói o Centro de Detenção Provisória de Manaus, o CDP-2, situado no Km 8 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. A obra está com 73% de seu cronograma físico pronto, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2016.
A construção do CDP-2 está sob a responsabilidade da construtora Resina Engenharia e Arquitetura Ltda., fiscalizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). O novo centro de detenção é construído em módulos e disponibilizará ao sistema prisional do Amazonas mais de 100 celas individuais e coletivas.
Além da área administrativa, os módulos dispõem de salas para triagem e inclusão, área de visita íntima, salas para atendimento médico e tratamento de dependentes químicos e módulo de ensino, dentre outros setores.
Construído em uma área onde estão localizadas mais seis unidades prisionais da capital, o CDP-2 terá capacidade para 571 detentos. Com a inauguração do Centro de Detenção Provisória, a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa será desativada, segundo informação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
A cadeia pública com 108 anos de história, localizada na Avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus, abriga hoje cerca de 720 presos provisórios, que aguardam decisão judicial.
Veja as fotos da obra em andamento na Galeria de Imagens.
Sobre Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra)
Criada desde 2003, a secretaria formula políticas públicas de infraestrutura em áreas prioritárias como de transportes, energia, telecomunicações, saneamento básico e urbanização. Também busca viabilizar programas e projetos de infraestrutura com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, bem como investir na abertura e conservação da malha de ramais, vicinais e estradas essenciais à circulação da população e escoamento da produção. A Seinfra atua também no controle do setor estadual de portos e navegação e no acompanhamento, fiscalização e recebimentos de obras e serviços de engenharia de interesse da Administração Direta.