Governo do Amazonas beneficiará mais de 83 mil habitantes de Coari com a Ponte do Pêra
Inserida no contexto das obras estruturantes em andamento no interior do Amazonas, construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a ponte do Pêra, em Coari (a 363 km em linha reta de Manaus), beneficiará mais de 83 mil habitantes do município, que é o maior produtor de petróleo e gás natural da região Norte.
Com cerca de 70% de obra concluída, a construtora responsável pela execução, a MCW Construções, Comércio e Terraplanagem, se prepara para a colocação das vigas de aço para o tabuleiro da ponte. E já estão concluídos os serviços de implantação das fundações, dos pilares e das vigas de travamento, segundo adiantou a fiscalização Seinfra.
Em visita a Coari, na primeira quinzena de janeiro, onde vistoriou a reforma de onze escolas e anunciou parceria com a prefeitura local para a revitalização do sistema viário da sede do município, o governador José Melo mostrou-se satisfeito com o estágio da obra. A construtora está esperando o rio subir mais para que as balsas possam entrar com os guinchos e colocar as estruturas do tabuleiro em cima da superestrutura.
Construída em estrutura mista de concreto com partes metálicas, a Ponte do Pêra tem previsão de entrega para o dia 30 de junho. Quando finalizada, ela terá 122 metros de extensão, com quatro vãos intermediários de 30 metros cada um, mais os dois encabeçamentos em ambas as margens rio, construídos com estrutura de geocélula, o que oferece maior durabilidade e vida útil à construção.
A ponte terá 12 metros de largura, com duas faixas de 4,5 metros de largura para circulação de veículos e duas faixas laterais destinadas à circulação de pedestres. Estas últimas terão 1,50 m de largura cada uma.
Sobre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra)
Criada desde 2003, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) formula políticas públicas de infraestrutura em áreas prioritárias, como de transportes, energia, telecomunicações, saneamento básico e urbanização. Também busca viabilizar a implementação de programas e projetos de infraestrutura com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, bem como investir na abertura e conservação da malha de ramais, vicinais e estradas essenciais à circulação da população e escoamento da produção. A Seinfra atua também no controle do setor estadual de portos e navegação e no acompanhamento, fiscalização e recebimentos de obras e serviços de engenharia de interesse da Administração Direta.
Mais informações: