Obras da orla do Careiro da Várzea podem ser reiniciadas em outubro

O Governo do Amazonas determinou à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) o reinício de diversas obras no interior do estado que se encontravam paralisadas por conta do período chuvoso e da cota dos rios.
Esse é o caso, por exemplo, da obra de contenção e revitalização de processos erosivos graves da orla da sede do município do Careiro da Várzea, distante 25 km de Manaus em linha reta.
Com investimento da ordem de R$ 10.621.203,81, a obra prevê a recuperação de um trecho de 155 metros de extensão, dividido em dois segmentos distintos.
No primeiro deles já há intervenção realizada pela empresa responsável pela obra, a Construir Indústria de Cerâmica e Construção Ltda. Esse trecho inicial, de cerca de 80 metros, já recebeu parte do aterro necessário, mas em razão da subida das águas do rio Solimões a obra foi paralisada.

A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar determinou à fiscalização da obra que voltasse a visitar o local para verificar qual a situação do solo.
A previsão é de que os trabalhos se reiniciem agora no mês de outubro, quando a cota do rio permitirá recomeçar a intervenção. De acordo com os técnicos da empresa, o solo ainda está muito úmido, o que não permite a continuidade da obra.
“Nós esperamos reiniciar os trabalhos nesse primeiro trecho em meados de outubro na orla do Careiro da Várzea, dependendo, claro, da cota do rio Solimões e da umidade do solo”, revelou Waldívia Alencar.
Ela informou também que todo o solo mole e encharcado será retirado e colocado aterro novo para garantir a qualidade da obra. Despois desse trecho inicial, a obra terá continuidade nos 75 metros finais da orla.

 

ASCOM/SEINFRA