Governo do Estado realiza serviços de contenção dos processos erosivos, em bairros de Manaus
Os serviços para contenção dos processos erosivos graves, realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfa, estão bem adiantados na rua Jambú, bairro João Paulo, Zona Leste.
Os serviços de terraplanagem já foram concluídos. Agora é a fase da drenagem e revestimento em grama, segundo informou a secretaria de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
Ainda de acordo com a secretaria, sete bairros de Manaus, das Zonas Leste e Norte, que sofrem com o fenômeno da erosão estão recebendo serviços de contenção nas encostas.
“Após a chegada do verão retomamos os trabalhos que começaram em 2014 e foram interrompidos por causa do período de chuvas”, esclarece.
As erosões, explica a secretaria, são fenômenos provocados pela ação do homem que constrói casas em beira de encosta e, como o terreno não é apropriado para construção e também não possui saneamento, as águas servidas são direcionadas para o barranco. Ao tirar a vegetação natural tira-se a sustentabilidade do solo, o que gera as erosões.
“O trabalho do Governo do Estado, além de beneficiar a população, também favorece o meio ambiente porque o processo erosivo não para. Somente cessa se houver a contenção das encostas”, salienta.
Trabalho dividido
O lote 1 contempla: rua G, Santa Inês (Zona Leste); travessa Jutaí e rua Alumínio, Nova Floresta (Zona Leste) e rua Jambú, João Paulo (Zona Leste); o lote 2 corresponde a rua Magalhães e Gilberto Mestrinho, Mauazinho (Zona Norte); Dariam com Bombaim, Nova Cidade, (Zona Norte) e o lote 3 tem as ruas Corinthians, Cidade de Deus (Zona Norte) e rua Padre Ludovico e Nova Esperança, Colônia Antônio Aleixo, (Zona Leste).