Secretaria faz balanço dos projetos da Seinfra

Há seis anos, a engenheira civil, Waldívia Alencar, assumia a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), tornando-se a primeira mulher a frente da pasta. Durante esse período, em que está no cargo, o Governo do Estado construiu 434 obras, entre contratos e convênios, sendo esse número somente os  que tem recursos próprios  da Seinfra.
Mesmo com inúmeros desafios para implementar os projetos, sejam pelas intempéries da região, como: geografia,  clima e longas distâncias ou mesmo pela situação política e econômica,  que o país atravessa, existem em andamento, aproximadamente 400 contratos em todo do Estado.
“Temos um grande desafio a frente desta importante pasta. Mesmo com todas as dificuldades, o Governo do Estado está construindo grandes obras de importância econômica e social,  tanto na capital, quanto nos municípios, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do povo amazonense ”, resume Waldívia Alencar.


Ao citar os aspectos positivos, implementados pela secretaria, Waldívia lembra do avanço no planejamento e realização dos processos licitatórios e a contratação das empresas vencedoras dentro de “janelas próprias” (período específico) para realização de obras, principalmente de infraestrutura.
A secretaria  enfatiza que o tempo para realização de uma obra no Amazonas é bastante reduzido. “Se perdermos dois meses do verão, então é melhor não iniciar a obra porque as chuvas e a subida das águas obrigarão a paralisar os trabalhos depois”, explicou. 
O lado social também está presente no trabalho realizado na Seinfra. Ao fazer as desapropriações de imóveis nas áreas de erosões e nas margens dos igarapés, a Secretaria é responsável, além as obras, pelo trabalho social de sensibilização das famílias, que vivem nos locais. Essa ação atinge pessoas de maneira direta e indireta, pois é feita com quem sairá e também com as pessoas que continuarão em suas residências. 
“Temos a clareza que não estamos lidando apenas com concreto. Existe toda uma problemática social envolvida no entorno das obras que temos que observar e, por isso, estamos fazendo esse trabalho”, avaliou. 
Projetos
Entre os projetos em andamento, destacam-se a implantação  do programa estruturante (Anel Leste e Anel Sul), que ligará o Distrito Industrial de Manaus ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes,  permitindo maior velocidade na circulação de mercadorias, que seguem do aeroporto ao Distrito Industrial; duplicação da rodovia Manuel Urbano (AM-070), que influenciará positivamente a economia de trinta municípios; construção da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e também a estrada que dá acesso ao local, em Iranduba; construção do Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica, localizado na Fundação Vila Olímpica (FVO); construção e pavimentação da BR 317 (estrada que liga o município de Boca do Acre à divisa Amazonas/Acre); realização dos serviços de manutenção, conservação e recuperação da rodovia AM-010; construção de Núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em inúmeros municípios; construção do sistema viário de ruas dos municípios do interior;  trabalhos para ampliação dos sistemas de abastecimento de água dos municípios, entre outros.

ASCOM/SEINFRA