Governo do Estado realiza obras viárias em comunidades de Manacapuru
As comunidades rurais do Repartimento do Tuiué, Vila de Campinas e Vila de Caviana (que pertencem ao município de Manacapuru) estão recebendo, por meio do Governo do Estado, serviços e obras de engenharia em pavimento rígido nos seus sistemas viários.
As ruas das comunidades, que tem significado político e estratégico para o município, estão sendo construídas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). No total mais de 90% dos serviços estão prontos. O investimento nas obras é de pouco mais de R$ 9 milhões.
Por causa da subida das águas, o trabalho principal foi suspenso, porém a Seinfra continua fazendo atividades acessórias, como: limpeza das obras, reparação de danos nas vias e reconstrução de canteiros.
“Assim que as águas baixarem daremos continuidades aos trabalhos nas ruas da comunidade”, explicou Waldívia Alencar, secretaria de Estado de Infraestrutura.
Sobre a escolha do pavimento rígido para colocar nas vias, Waldívia esclareceu que é o tipo mais adequado para as localidades, onde as águas invadem as ruas. “O Estado decidiu pelo pavimento rígido pela durabilidade, apesar de ser mais caro do que o asfalto. Demos prioridade ao custo benefício. Quando as águas baixam, nas comunidades com este tipo de pavimento, a via está intacta, restando apenas fazer uma limpeza. Diferente do asfalto, que após as cheias fica maleável e, ainda tem um custo de manutenção alto, pois precisa de máquinas apropriadas”, resumiu.
Trabalhos começam do zero
A secretaria Waldívia Alencar explica que o trabalho nas ruas da comunidade começaram, em alguns casos, do zero. Segundo ela, está sendo feito desde abertura de ruas, terraplanagem das vias já existentes, execução do sistema de drenagem superficial e profunda, além da construção de calçadas, meio-fio e sarjetas.
“O Governo do Estado está trabalhando nessas localidades com o intuito de dar uma melhor infraestrutura à população para permitir que todos tenham uma melhor qualidade de vida”, assegurou.
ASCOM/SEINFRA