Rapidez e qualidade. Estas são as palavras de ordem da obra de revitalização das ruas do Distrito Industrial de Manaus (PIM), a cargo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que avançam em ritmo acelerado, com várias frentes de trabalho atuando de maneira a progredir com celeridade e o mínimo possível de transtorno às pessoas que se utilizam daquelas vias como acesso para outros pontos da zona Leste e ainda para o transporte de cargas e de trabalhadores entre as fábricas ali existentes.
A Construtora Soma Ltda, empresa contratada para a realização da obra, concluiu todos os serviços de revitalização da rua Balata e vem promovendo a limpeza, o assentamento de meio fio e sarjeta, reciclagem e aplicação de nova camada asfáltica em CBUQ dentre outros serviços em várias outras vias do Distrito Industrial.
Fruto de um convênio firmado entre o Governo Federal por intermédio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a obra de revitalização do sistema viário do DI avança agora em direção às ruas Guaruba e Javari e as avenidas Solimões e Abiurana. Ao todo serão revitalizadas 33 ruas, perfazendo um total de 58 km de intervenção.
Serviços realizados – Os serviços são compostos basicamente da execução da drenagem superficial, com o assentamento de meio-fio, calçada e sarjeta; drenagem profunda, com tubulação em manilhas de concreto; e a reciclagem da camada do pavimento denominada de base. A reciclagem da base é feita com a incorporação da capa asfáltica existente com a adição de areia e cimento em quantidade e proporção controladas em laboratório.
A colocação do revestimento asfáltico está sendo executado com o Composto Betuminoso Usinado a Quente, o CBUQ. Nas áreas com alta solicitação de carga a empresa responsável pela obra está aplicando um reforço estrutural no pavimento chamado Binder (bainder), que consiste em uma sobrecapa com brita apropriada, sobre a qual é colocado o CBUQ.
Trabalho conjunto – Com a derivação da tubulação do gasoduto Manaus para o fornecimento de gás natural para as empresas do Distrito Industrial, a Secretária de Estado de Infraestrutura Waldívia Alencar determinou à equipe de engenheiros da Seinfra responsável pela fiscalização da obra, que reunisse com os técnicos da SUFRAMA e da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), para que fosse elaborado um plano de ação que permita a realização da obra sem que haja a necessidade de novas escavações para a colocação posterior da tubulação da Cigás.
A ideia é estabelecer um cronograma de trabalho conjunto que permita primeiramente a colocação da tubulação e em seguida o processo de revitalização da rua ou avenida onde a tubulação do gás já tenha sido assentada, garantindo assim a qualidade e uma sobrevida maior ao trabalho realizado.
ASCOOM/SEINFRA